Missão no Pantanal

” IDE POR TODO MUNDO E PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA  MARCOS 16 – 15″

Uma equipe da paróquia Nossa senhora de Fátima, de Fátima de São Lourenço, diocese de Rondonópolis-Guiratinga, juntamente com dom Juventino, no dia 08 de setembro de 2019 se deslocou para o Pantanal para presença, visita e celebração. Na comunidade da Bahia São João às 14 horas, sob o calor do sol e fumaça das queimadas dom Juventino presidiu a eucaristia para os moradores daquela região do Pantanal. Já às 17 horas, na região do Lambari, na Fazendo do Japonês foi celebrada a eucaristia com batizado.

Os moradores daquelas fazendas passaram a noite anterior e o dia de domingo retirando gado e apagando fogo que se alastra pelo Pantanal. Mesmo assim, muitos deles estavam na celebração e após retornaram para novamente tentar apagar os focos de fogo que ameaçam as fazendas e moradias.

O Pantanal, apesar de bastante destruído está esvaziado de moradores. As péssimas condições das estradas, as distâncias, a ausência de educação, saúde faz com que os sitiantes abandonem esta atividade e retornam para as periferias das cidades. Mas o povo lá residente mantem sua religiosidade, sua devoção aos santos e de maneira geral apesar de se deslocaram a 30 a 40 km para se reunir mantem firme a fé que receberam dos antepassados.

Para conhecer um pouco do Pantanal: “O bioma Pantanal é considerado uma das maiores extensões úmidas do planeta. A sua área aproximada é 150.355  km² (IBGE,2004). Em seu espaço territorial o bioma, que é uma planície  influenciado por rios que drenam a bacia do Alto Paraguai. O Pantanal sofre influência direta de três importantes biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. Além disso sofre influência do bioma Chaco (nome dado ao Pantanal localizado no norte do Paraguai e leste da Bolívia). Uma característica desse bioma é que muitas espécies ameaçadas em outras regiões do Brasil persistem em populações avantajadas na região, como é o caso do tuiuiú – ave símbolo do Pantanal. Estudos indicam que o bioma abriga os seguintes números de espécies catalogadas: 263 espécies de peixes, 41 espécies de anfíbios, 113 espécies de répteis, 463 espécies de aves e 132 espécies de mamíferos. Segundo a Embrapa Pantanal, quase duas mil espécies de plantas já foram identificadas no bioma e classificadas de acordo com seu potencial, e  algumas apresentam vigoroso potencial medicinal”.

Pastoral da comunicação – Pascom