Encontro dos Bispos em Belém do Pará

PREPARANDO O SÍNODO

Entre os dias 26 a 30 de agosto de 2019, na Casa de Retiro Monte Tabor, em Belém do Pará, realizou-se o ENCONTRO DOS BISPOS, TEÓLOGOS, ASSESSORES, SUBSECRETÁRIOS REGIONAIS com o objetivo de aprofundar o Instrumento de Trabalho preparatório ao Sínodo e a preparação imediata dos delegados a Sínodo da Igreja que acontece em Roma, nos dias 06 a 27 de outubro de 2019 com o tema: “Amazônia: Novos caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral”’. O evento contou com mais de 115 participantes advindos do Mato Groso, Rondônia, Roraima, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Maranhão, Tocantins, além de representastes do Peru, da Comissão Central do Sínodo, da rádio vaticano e membros da Rede Eclesial Pan Americana (REPAM).

Na noite do dia 26 de agosto, com missa solene na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, presidia pelo Cardeal Hummes e concelebrada pelos bispos e presbíteros deu-se a abertura do encontro. Dom Claudio ressaltou a importância dos Sínodos na Igreja e em especial a deferência do Papa a esta região da amazônicos.

Na manhã do dia 27, iniciou com a devoção do Círio de Nazaré com a presença da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré e das cordas que cada participantes carregou no sentido de unir forças com objetivos comuns nesta preparação para o Sínodo.  Na sessão de abertura contou com a presença do cardeal Hummes, do presidente da CNBB dom Walmor de Azevedo, do arcebispo de Belém do Pará, Dom Tavera, representante do Vaticano entre outros. A sessão de abertura serviu para dar um panorama de fundo do que seriam os trabalhos dos três dias de estudos. Dom Cláudio afirmou que “o sínodo é um tempo de graça e tempo de esperança para a Igreja. Esse encontro é pré-sinodal, o processo já está acontecendo. Escutar para compreender melhor”.

Os trabalhos tiveram continuidade com uma retrospectiva sobre os Sínodos na Igreja, contextualização histórica, pelo padre doutor Oscar Beozzo, com enfoque a nova eclesiologia a partir do Concílio Vaticano II, com a teologia do Povo de Deus, da colegialidade e da missionariedade.

Após os participantes se organizaram em grupos e debateram as questões proposta terminando com uma plenária. Ato contínuo Dom Mario, vice-presidente da CNBB e bispo de Roraima e Padre Cid aprofundaram o tema “A voz da Amazônia”, com chave de leitura do primeiro capítulo do Instrumento de Trabalho. Seguiu-se a dinâmica das intervenções com frutuoso debate e relatório dos observadores. Ainda fez parte deste dia esclarecedora orientação aos delegados sobre o Sínodo como as intervenções, a participação, as plenárias, os trabalhos de grupos na sala sinodal com o Papa Francisco.

No final da tarde os temas foram pontualizados numa síntese com destaques: “profecia, formação, Ecologia Integral, novos ministérios, a comunicação, o fortalecimento das pastorais sociais e a Pastoral de Conjunto”. O dia encerrou com a celebração da eucaristia.

No dia 29, após a celebração da eucaristia, os trabalhos foram retomados com reunião própria entre bispos, onde assuntos práticos do Sínodo foram enfocados. Em seguida Dra. Moema aprofundou o tema “Ecologia Integral: O clamor dos pobres”, com enfoques na questão das florestas, do extrativismo, dos povos indígenas, ameaças e proteção, a migração, a urbanização, a família e a comunidade e outros temas que estão contidos no Instrumento de Trabalho. Após houve debate e proposições. Em continuidade Dom Altevir e Dário enfocaram a questão da “Igreja Profética na Amazônia, desafios e esperanças” com ênfase no rosto amazônico da Igreja, os desafios da enculturação, a celebração da fé e liturgia, a organização das comunidades, a evangelização nas cidades, o diálogo ecumênico, os Meios de Comunicação e o papel profético da Igreja.

Na parte da tarde os participantes se organizaram em grupos para debater diversas questões seguido de longa plenária. Foram apresentados os relatos, bem como palavra aberta com contribuições para clarear o tema do Sínodo e melhor preparar os delegados para o evento eclesial.

O dia 30 iniciou com a celebração da eucaristia e no final o rito de envio para o Sínodo. Cada bispo presente recebeu uma vela para ser acesa do no dia 29 de setembro, domingo em que todos os bispos em suas dioceses fazem o rito do envio, na Catedral.  Os trabalhos desta manhã foram dedicados à apresentação das sínteses, das propostas e dos encaminhamentos para a comissão central do Sínodo bem como a apresentação da carta do encontro dirigida a sociedade. Após avaliação, dom Claudio Hummes, presidente da Comissão para Amazônia fez os agradecimentos e deu por encerrada a reunião. Dom Juventino Kestering, bispo de Rondonópolis-Guiratinga é um dos convidados pelo Papa Francisco para participar integralmente do Sínodo.

Pastoral da Comunicação – Pascom