VIDA PLENA PARA TODOS

Entre os dias 23 a 25 de agosto de 2019, no Centro Nova Evangelização (CENE), Cuiabá, realizou-se a 32ª Assembleia Regional de Pastoral. O evento contou com a presença dos bispos de Cáceres, Primavera do Leste-Paranatinga, Sinop, Rondonópolis-Guiratinga, Juína, Diamantino, Barra do Garças e Cuiabá, além dos coordenadores diocesanos de pastoral, coordenadores e coordenadoras de pastorais, movimento, serviços, Osib, Congregações religiosas e convidados em total de 78 participantes.

O evento teve inicio às 20:00 horas do dia 23 com um momento orante, seguido da acolhida aos participantes pelo Bispo Presidente, Dom Canisio Klaus e Subsecretário Regional de Pastoral, Padre Reinaldo Braga Junior. Na ocasião cada participantes teve oportunidade de se apresentar e em nome de diocese e pastoral estava representado. Ainda na noite do primeiro dia foi discutida e aprovada a pauta, palavras finais do Presidente do Regional e encerramento das atividades.

Na manhã do dia 24 de agosto as atividades tiveram início com a oração tendo como horizonte a Sínodo sobre a Igreja na Amazônia. No início dos trabalhos, Dom Juventino Kestering foi convidado para “apontar alguns elementos da atual conjuntura da Igreja” salientando o pontificado de Francisco, o Sínodo Sobre a Igreja na Amazônia e Ecologia Integral.

Alertou para as mudanças que estão acontecendo na vida das pessoas e na experiência de fé em especial as novas gerações. Em continuidade Frei Olávio Dotto, assessor da CNBB, aprofundou o tema da assembleia “Igreja a serviço da Vida Plena para todos” como o 5º Pilar da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Iniciou mostrando as grandes feridas que machucam parte da população mundial especial entre os desempregados, migrantes, povos indígenas, aposentados. Salientou que a caridade está no centro da fé cristã numa dimensão de cuidar do outro. Após estudo os participantes se interagiram com perguntas, depoimentos e complementações.

No período da ter do mesmo dia aconteceu momento significativo onde cada diocese teve oportunidade para partilhar as realizações e se experiência em relação ao tema “Vida Plena para todos/as”. A amostragem demonstrou o quanto a Igreja, anonimamente realiza em prol da vida, dos mais desvalidos, pobres e sofridos com uma multiplicidade de ações desde a caridade cristã, a promoção humana e transformação. Atinge um universo que vai de crianças até idosos, parcerias com outras forças vivas na comunidade, a presença do voluntariado, a importância da formação. O assessor sugeriu pensar ações em nível de regional e alertou para maior insistência na questão do tráfico humano, migrações, barragens, refugiados. Sugeriu que tudo o que se faz na promoção social é em nome de Jesus como decorrência de nossa fé. Insistiu que é preciso ocupar mais os espaços nas instâncias decisórias, unir força e promover o exercício da escuta. Após estudo os participantes sugeriram experiencias e sugestões de ação pastoral.

Em ato contínuo, Sr. Leon, representante da Rede Eclesial Pan-Americana de Comunicação (REPAM) clareou o papel da entidade na Amazônia em torno de eixos: Povos indígenas, justiça social, questão socio-ambiente, o bem viver e a Igreja de saída para a Amazônia.

A assembleia foi enriquecida com uma reflexão e estudo sobre o Sínodo “Amazônia: Novos caminhos para a Igreja e Ecologia Integral”. Dom Neri, bispo de Juína, afirmou que “esse é o momento importante para a Igreja quando de 6 a 27 de outubro de 2019, os bispos da Pan-Amazonia vão estar reunidos em Roma com o Papa para a realização do Sínodo”. E salientou “Sínodo é um kairós, um momento de graça com a coragem de trazer para dentro da Igreja temas amplos como povo indígenas, quilombolas, ribeirinho, povos urbanos, ecologia integral. Insistiu ainda que é preciso preparar pessoas para a missão na Amazônia, não para uma Igreja de visita, mas Igreja de permanência”

Na noite de sábado um grupo de folclore típico da baixada cuiabana “Flor Ribeirinha” fez uma bela apresentação cultural. Segundo a coordenadora do grupo “É um trabalho social de resgate de jovens através de danças e música”.

Na manhã de domingo as atividades iniciaram com a celebração da eucaristia com enfoque no dia dos catequistas e compromisso da assembleia. Após a celebração todos se dirigiram às nascentes no contorno do CENE e cada bispo levou uma muda de árvore e num rito ritual foi realizada o plantio das mudas como compromissos do cuidado com a ecologia e sua impedância na vida dos povos. No início dos trabalhos da manhã foram encaminhadas as ações concretas para a elaboração das novas diretrizes pastorais para o Regional. Em seguida, Dra. Ana Claudia apresentou o trabalho junto presídios femininos, solicitando apoio da Igreja para a dura realidade de mais de 600 mulheres presas no Estado de Maro Grosso.

Pe, Josivan, coordenador regional do Comire apresentou o projeto do Mês Missionário que se realizará em outubro deste ano. Afirmou não ser um mês comum, “mas mês dedicado às missões em todas as Dioceses, paróquias e comunidades do mundo inteiro”. Luiz Lopes, coordenador regional da equipe de Campanhas apresentou o projeto de formação para leigos previsto para o ano de 2020 bem como os treinamentos da Campanha da Fraternidade. Padre Jose Éder e Rinaldo, de Rondonópolis-Guiratinga apertaram os primeiros resultados da preparação para o 15º Intereclesial a se realizou em Rondonópolis, no ano de 2022, insistindo na animação das comunidades. Padre Edson Sestari apresentou dados e conquistas da Faculdade Católica de Cuiabá bem como os diversos encaminhamentos para melhor formação dos alunos e alunas da faculdade. Foram também previstas algumas datas mais importantes para o ano de 2020.

Após agradecimento, encaminhamento da avaliação e palavras finais de Dom Canísio Klaus, presidente do Regional foi realizada um momento orante como ação de graças pela realização da assembleia de pastoral e benção de envio.

Pastoral da Comunicação – Pascom