Formação Para Catequistas

ETAPAS: CRISMA, PERSEVERANÇA E EUCARISTIA DAS PAROQUIAS DA FORANIA RONDONÓPOLIS.

Aconteceu no dia 17\08\2019 nas dependências do CEPA a formação foranial para os Catequistas de Rondonópolis. Contamos com mais de 70 catequistas representantes das dez Paroquias. A acolhida ficou por conta da Coordenação Diocesana de Catequese, Evanilce, Shirley, Rosileia, Cidinha, João Carneiro e Estela. A assessora dessa formação foi a psicóloga Joice Fernandes Amorim, que nos falou do tema: Linguagem e Comunicação na Iniciação à Vida Cristã.

O encontro foi bem dinâmico e teve boa participação dos interlocutores. Joice com sua linguagem simples e comunicação clara, conseguiu atrair os catequistas a participarem a tarde toda sem se cansar.  A metodologia utilizada foi interessante pois, já no início formou seis grupos, os quais cada um recebeu uma pergunta. Discutiram no grupo e em seguida partilhou com os demais o resultado da discussão.

As perguntas foram bem elaboradas afim de que os catequistas refletissem sobre sua pratica catequética. Interessante as perguntas, dentre elas: “Quais as diferenças entre catequese e pregação?” e outra “Como os catequistas se comunicam com as novas gerações?”.

A partilha dos grupos foram proveitosas. A assessora foi feliz com sua metodologia, uma vez que “a comunicação acontece quando você conhece o seu publico”. E uma forma de conhecer é deixar o outro falar, se apresentar, mostrar o seu pensamento. E Joice deixou claro que o principal dilema da humanidade hoje é a falta de comunicação.

Em seguida, Dom Juventino abrilhantou o encontro com sua participação. “Avaliou que o processo de Iniciação à Vida Cristã, está dando os seus primeiros passos. Porém reforça que os ritos dão um ritmo novo a catequese. E que a Diocese oferece um roteiro para as etapas de Eucaristia e Crisma para que os catequistas tenham uma meta a seguir. E no final o catequizando saiba onde chegar. Pede também, que não transfira os movimentos para a catequese. Catequese é um itinerário, um processo que não tem fim. Faz dois apelos aos catequistas: primeiro; ao preparar a celebração do sacramento da crisma, que os catequizandos participem da escolha dos cantos e que os cantores não cantem sozinhos. Segundo que tenham no mínimo três encontros após a recepção do sacramento.”

Joice deu continuidade à formação fazendo referência ao Papa Francisco o grande Comunicador da atualidade, seguido e amado por muitos jovens. E diz o Evangelho não mudou, o que mudou foram os interlocutores, os valores, os modelos, os homens e as mulheres de hoje. Porém o catequista não deve esquecer-se do comunicador Maior: Jesus Cristo que utilizava vários recursos para se comunicar. Cita a Samaritana.

Interessante perceber o porquê Jesus entra no barco e vai para o mar adentro. Para que a sua comunicação atinge o maior público possível. Sugere aos catequistas que busquem caminhos, inteirar-se dos métodos, da linguagem e lembrar que catequese é catequese. Para não reduzir a catequese á devoção. Utilizando a metodologia do grande comunicador a catequese dará passos largos.

Shirley Aparecida

Coordenação Diocesana de Catequese.