E a família como vai?

HORA DA FAMÍLIA

Neste 3º domingo do mês de agosto, dia da Assunção de Nossa Senhora, dia dedicado à vida Religiosa Consagrada, a diocese de Rondonópolis-Guiratinga realiza a Caminhada da Família.

No dia da Assunção de Maria, mãe de Jesus, a Igreja recorda e celebra o fato ocorrido na vida de Maria de Nazaré, proclamado como dogma de fé, como uma verdade doutrinal. Assim definiu pelo Papa Pio XII em 1950 através da Constituição Apostólica Munificentissimus Deus: “A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre foi assunta em corpo e alma à glória celestial”. A devoção a Nossa Senhora está presente na vida das pessoas e ajuda a cultivar a fé e o encontro com Jesus Cristo. No evangelho (Lc 1,39-56) Maria canta as maravilhas de Deus: “A minha alma engrandece o Senhor e meu espirito se alegra em Deus meu salvador”.

Nesse dia celebra-se também o dia dos religiosos e religiosas que consagram sua vida a Deus, a serviço do Reino, sendo presença nos mais variados ambientes de promoção, de evangelização, de defesa da vida. A presença das religiosas e dos religiosos é bênção de Deus para a Igreja.

O tema para a 15ª caminhada da família é: “E a família como vai? E o lema: “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos”. Como está a minha família? Esta é a pergunta que deve constantemente ressoar no seu coração esposo, esposa, filho, filha, avô, avó, netos e netas, sobrinhos e sobrinhas, tios e tias, irmãos e irmãs, sempre deixando-se serem guiados pelos caminhos do Senhor que os convidam ao amor, ao cuidado, a misericórdia e ao caminhar juntos como e em família. Por isso, vamos continuar este nosso encontro invocando a Santíssima Trindade, pedindo que ela nos abençoe e nos conduzam em mais uma caminhada das famílias. Por isso vamos dizer: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Pe. Antônio Maria assim canta: “É no campo da vida que se esconde um tesouro. Vale mais que o ouro, mais que a prata que brilha. É presente de Deus, é o céu já aqui, O amor mora ali e se chama família. Como é bom ter a minha família, como é bom! Vale a pena vender tudo o mais para poder comprar. Esse campo que esconde um tesouro, que é puro dom, É meu ouro, meu céu, minha paz, minha vida, meu lar”. Sim, a família é o mais sagrado tesouro da humanidade. Apesar de ventos contrários acredita-se no valor e na missão da família. Ter uma família, um lar, abraço, ternura, mesa, partilha, olhares de pais, brincadeiras das crianças. É no lar que se aprende a amar, respeitar, acolher o outro, a perdoar.  É no lar que se aprendem valores, princípios de vida, de honestidade, de tolerância, de ética. É no lar que a semente dos valores da cresce e se desenvolve.

O Papa Francisco ensina: “A família mais bela, protagonista e não problema é aquela que, partindo do testemunho, sabe comunicar a beleza e a riqueza do relacionamento entre o homem e a mulher, entre pais e filhos. Não lutemos para defender o passado, mas trabalhemos com paciência e confiança, em todos os ambientes onde diariamente nos encontramos, para construir o futuro”. O sonho de cada pessoa é ter seu lar, sua família, sua casa. Esse valor a Igreja assume como uma prioridade da missão, como instituição que molda personalidades harmonizadas, cria laços afetivos e forma o cidadão. E continua o Papa: “De modo particular, diante da cultura do descartável, que relativiza o valor da vida humana, os pais são chamados a transmitir aos seus filhos a consciência de que esta deva sempre ser defendida, já desde o ventre materno, reconhecendo ali um dom de Deus e garantia do futuro da humanidade, mas também na atenção aos mais velhos, especialmente aos avós, que são a memória viva de um povo e transmissores da sabedoria da vida”.

Rezemos com a Igreja: Deus eterno e todo-poderoso, que elevastes à glória do céu em corpo e alma a imaculada Virgem Maria, Mãe do vosso Filho, dai-nos viver atentos às coisas do alto, a fim de participarmos da sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

A 15ª Caminhada da Família será, às 16:30horas como ponto de encontro  na Igreja Nossa Senhora Aparecida com rito de acolhida e organização da caminhada que segue pelas ruas até a Catedral Santa Cruz onde será celebrada a missa.

Traga sua família, as crianças, os cadeirantes, jovens e todos que acreditam no valor da família. Mesmo os que desfizeram sua família e estão procurando reconstruir a vida, sejam bem vindos à caminhada da Família.

Dom Juventino Kestering

Bispo da diocese de Rondonópolis-Guiratinga