Reunião da Pascom

COMUNICAÇÃO O MEIO DA EVANGELIZAÇÃO

Na tarde do dia 10 de agosto de 2019, nas dependências da Sala Padre Miguel, Centro de Pastoral da diocese de Rondonópolis-Guiratinga estiveram reunidos com a coordenação diocesana de pastoral os representantes da Pastoral da Comunicação (Pascom) das paróquias da Forania Rondonópolis. Sob a coordenação de Padre José Éder, coordenador diocesano de pastoral o encontro desenvolveu a seguinte agenda: Oração inicial, palavras de acolhimento e mensagem de dom Juventino Kestering.

Em seguida Padre José convidou a comunicadora Renata Aprá para trabalhar o tema “A importância da Comunicação”. Afirmou que a “comunicação é realidade abrangente e complexa, por isso a arte de comunicar é um aprendizado com o outro e com o diferente”. Enfatizou ainda “que à luz de Jesus o comunicador do Pai e modelo de comunicação há uma relação entre comunicação e vida, pois o ser de Jesus é comunicativo” Alertou ainda “que é preciso melhorar a comunicação na sua forma, expressão e conteúdo”. Insistiu quemais do que produzir e emitir informações é preciso melhorar a qualidade da comunicação entre as pessoas, pastorais e setores, para que a comunicação gere comunhão”. Entre as principais atividades da Pascom se destacam: Evangelizar através da comunicação; ser ponte de apoio às paróquias, comunidades, pastorais e movimentos que têm programas de rádio, site, TV, boletim paroquial, jornal, mural. Também foi mencionada a produção dos informativos paroquiais. A boa comunicação, divulgação e marketing das festas dos padroeiros e outros eventos. Confecção dos murais pastorais nas comunidades paroquial. Participação em programas de rádio. Criação e manutenção do site/blogs.

Após intervalo Padre José Éder falou sobre a importância da Pascom e da necessidade de melhorar a comunicação nas pastorais e movimentos e entre as pastorais e movimentos. Para isso propôs a criação de uma Equipe Diocesana de Comunicação para: “Articular a comunicação em nível diocesano; elaborar um planejamento de trabalho; articular com as Pascom das foranias; participar de reuniões em nível de diocese e regional; ser ponte de apoio e de ligação na diocese; elaborar, encaminhar, convites, vídeos de eventos”.

Também foi eleita a equipe diocesana de animação da comunicação com os nomes: Eliene Paulina (funcionária da diocese e responsável pelo Site); Maykon Douglas, da Paróquia São José Esposo; Luzia Caline, da Paróquia Santa Cruz; Anderson Serafim, da Paróquia São José Esposo e da RCC tendo como Assessoria de Renata Aprá e coordenação de Padre José Éder Ribeiro Lima.

Após oração final e benção por dom Juventino, deu-se por encerrado o encontro que todos avaliaram como produtivo.

Pastoral da Comunicação – Pascom