50 anos da Paróquia Bom Jesus em Jucimeira – MT

CELEBRANDO O JUBILEU

Na noite do dia 06 de agosto de 2019, dia da Transfiguração do Senhor e popularmente celebrado como dia do Senhor Bom Jesus a paróquia Bom Jesus de Juscimeira, diocese de Rondonópolis – Guiratinga celebrou de forma solene os 50 anos de fundação da paróquia. Na realidade a Instalação da· paróquia se deu no dia 1º de janeiro de 1969, pelo bispo Dom Wunibáldo G. Tauller.

No entanto, mesmo antes da criação da paróquia, desde 1966, as irmãs Catequistas Franciscanas já atendiam às comunidades de Juscelândia e Limeira que eram dois pequenos povoados que deram o nome de Juscimeira. A primeira irmã catequista a atuar na região foi a Irmã Irene Berlanda, que vinha de Jaciara para atender às pessoas que necessitavam dos trabalhos pastorais e de fortalecimento da fé. Mas os grandes referenciais da paroquia foram os três irmãos Padre João, Mário e Geraldo Henning que vieram da Alemanha e doaram a vida em prol desta paróquia.

O atual pároco Padre Lauri Rodrigues da Silva, juntamente com o vigário padre Mário e comissão de leigos e leigas preparou uma extensa programação que culminou com a celebração da eucaristia com a participação de uma multidão de fiéis da Forania e de outras localidade. A preparação se iniciou com ao livrinho de reflexão “Paróquia bom Jesus – recordar – rezar e celebrar a vida da Paroquia no seu Jubileu”. No dia da celebração, presidida por dom Juventino Kestering e concelebrada por mais de vinte padres inclusive dois da diocese de Fulda na Alemanha teve inicio com a entrada de um símbolo com dizeres 50 anos. Também antes da celebração foi lida uma breve história da paróquia e do município. A missa num clima festivo celebrou o dia da Transfiguração do Senhor. Antes da liturgia da Palavra o Livro da Palavra de Deus foi trazido dentro de uma arca e ao chegar a frente ao ambão, a arca se abriu e uma criança apresentou o livro da palavra de Deus que foi proclama. Na homilia dom Juventino relembrou fatos da vida da paróquia e lembrando que a história é feita por pessoas. Antes do rito do ofertório foram trazidos em forma de tijolos os nomes de todas as comunidades da paróquia com os quais foi construído um edifício simbolizando a construção da comunidade. No final da missa fizeram uso da palavra o Sr. Prefeito municipal e padre Mário que no final de sua fala recebeu uma replica da Imagem de São Bonifácio trazida pelos padres alemães. Após a celebração realizou-se o descerramento da placa comemorativa, um espetáculo pela linda queima de fogos e a proa caminhada da Família. No encerramento dom Juventino presidiu a benção com a participação de todos os padres. E as celebrações continuaram com animada quermesse.

Segundo depoimento de padre Mário “Comemorar os 50 anos da Paróquia do Senhor Bom Jesus de Juscimeira – MT. Com este livrinho orando nove dias para pedir a benção do nosso padroeiro, para proteger a Paróquia e todas as comunidades. Desejo a todos que vão participar da novena as bênçãos do Senhor Bom Jesus. Sou um dos últimos, que desde o começo da paróquia vive ainda até hoje. Com certeza os meus irmãos Pe. João e Pe. Geraldo estão contentes de ver o nosso esforço de preparar as celebrações de 50 anos. Que o Senhor Bom Jesus, faça com que a Paróquia cresça sempre na fé, na unidade e na paz de Deus. Deus abençoe a Todos”.

E o povo rezava e cantava: “Bom Jesus abençoai nosso povo; Bom Jesus abençoai nossos padres; Bom Jesus abençoai as irmãs; Bom Jesus abençoai as famílias; Bom Jesus despertai vocações sacerdotais e religiosas; Bom Jesus dai saúde aos doentes; Bom Jesus abençoai nosso município, nossa paróquia”

Pastoral da Comunicação – Pascom

Diocese de Rondonópolis-Guiratinga.