Congresso Vocacional

VOCAÇÃO E DISCERNIMENTO

Com a celebração da Eucaristia na Matriz São José Operário presidida pelo bispo dom Juventino, na manhã do dia 21 de julho de 2019 deu-se a abertura do Congresso Vocacional da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga. Templo repleto, participação orante e cantante. Na homilia o bispo, à luz da Palavra de Deus, enfocou necessidade de cada comunidade incentivar as vocações. O Ano Vocacional é uma iniciativa do Regional Oeste2 e tem como tema: “Vocação e discernimento” e como lema: “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos” (SI 25,4). Atentos à indicação de Jesus: “Pedi ao Senhor da Messe que envie operários para messe” (Mt 9,38), incentiva-se ações evangelizadoras em prol de vocações para a Igreja.

Após a celebração os participantes em número maior que 250, a maioria jovens, advindos da catequese nível crisma se dirigiram ao Centro Social da Paróquia onde desenvolveram intensa programação, iniciando com a apresentação das delegações das diversas paróquias da Diocese e animação com o grupo “Operários de Cristo”. Após dom Juventino, Pe. Thiago, Frei Nelson, padre Volnei e Padre Lothar em breves palavras contaram a história da sua vocação. Além dos padres estavam presentes as Irmãs Palotinas, as Irmãs Catequistas Franciscanas, Irmãs Ursulinas e Irmãs Salesianas. Um grupo de jovens do Oratório Dom Bosco apresentou a encenação “Ser luz” com a música de Padre ZezinhoSe ouvires a voz do vento, Chamando sem cessar, Se ouvires a voz do tempo Mandando esperar. A decisão é tua. A decisão é tua

São muitos os convidados, Quase ninguém tem tempo, Se ouvires a voz de Deus, Chamando sem cessar, Se ouvires a voz do mundo, Querendo te enganar.

Ato contínuo Pe. Eriveltom Postil fez reflexão sobre o texto de Jeremias 1,4 “Foi-me dirigida nestes termos a palavra do Senhor: Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia, antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações. E eu respondi: Ah! Senhor JAVÉ, eu nem sei falar, pois que sou apenas uma criança. Replicou porém o Senhor: Não digas: Sou apenas uma criança: porquanto irás procurar todos aqueles aos quais te enviar, e a eles dirás o que eu te ordenar.  Não deverás temê-los porque estarei contigo para livrar-te – oráculo do Senhor”. Afirmou que “todos são chamados, que cada um deve descobrir sua vocação, superando o medo, a insegurança, a fuga a superficialidade, mas trabalhar a motivação, a opção, a escolha, confiar, dar a vida como resposta de amor”.

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida também fez sua apresentação. Irmã Cristina, Catequista Franciscana falou sobre a vocação sacerdotal, religiosa e ao matrimônio, Padre Sérgio apresentou os vocacionados.

Antes do encerramento, além dos agradecimentos à Paróquia São José Operário, e avaliação, diversos testemunhos manifestavam a alegria da presença e a forma como o congresso foi organizado.

O Ano vocacional tem como meta motivar a para a realização da proposta para que cada comunidade coloque-se em oração, como um único corpo, pedindo ao Senhor, pela intercessão de Nossa Senhora, uma nova vocação para a Igreja.

A vocação para o sacerdócio, a vida consagrada, a família, a missão… é dom concedido por Deus, mas também é fruto da comunidade que reza. O Papa Francisco acredita nisso: “Jesus nos disse que o primeiro método para obter vocações é a oração e nem todos estão convencidos disso“. Além da oração, outro elemento essencial é o testemunho. Os jovens precisam ver testemunhos bonitos de pessoas que se dedicam inteiramente ao Senhor com alegria, para que possam se sentir motivados a apostar sua vida nesse mesmo caminho. “É verdade que o jovem sente o chamado do Senhor, mas o chamado é concreto e, na maioria das vezes, é: Quero me tornar como ele ou ela. Existem testemunhos que atraem os jovens. Os testemunhos de bons sacerdotes e das boas religiosas” disse o Papa.

“Uma vocação em cada comunidade”. As paróquias querem padres, religiosas, mas nem sempre se preocupam em promover as vocações sacerdotais e religiosas na paróquia e na comunidade. Quantos padres a sua comunidade ofereceu à Igreja? Quantos padres sua paróquia ofereceu à Igreja? Quantas religiosas ou leigas consagradas sua comunidade e paróquia ofereceram à Igreja?

Agora é a nossa vez:

Tanto o padre como a religiosa nasce numa família, vive a infância na comunidade, na escola, no convívio com as pessoas. Torna-se um/a jovem. Participa da Igreja, das pastorais, dos movimentos, da comunidade, faz algum serviço na comunidade ou na Igreja e assim vai sentindo no coração o desejo, a graça, o dom de Deus. Daí vem a importância do acompanhamento vocacional.

Pastoral da comunicação – Pascom