Saudações de Dom José Antonio Peruzzo (PPI)

Ofício: 036/2019

De: Coordenação Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa – PPI

Para: Senhores Arce (Bispos) das Arqui (dioceses) com PPI

Assunto: Recebimento e guarda de materiais da PPI

Que cada comunidade acompanhe com uma compreensão amorosa todos os que envelhecem

(S. João Paulo II).

Caríssimo irmão Dom Juventino Kestering.

Vivemos tempos de grandes mudanças demográficas. Acentua-se o aumento de pessoas idosas em nossas comunidades. É admirável o trabalho missionário de milhares de voluntários que são preparados para, em nome da Igreja, ir ao encontro dos que mais precisam. Além do atendimento solidário é também uma rica oportunidade de levar a ternura de Deus e os afetos da Igreja a muitos idosos que se encontram fragilizados e em graves vulnerabilidades.

A Pastoral da Pessoa Idosa, criada há 15 anos pela própria CNBB, conta hoje com mais de 20 mil voluntários. Eles fazem visita domiciliar às pessoas idosas de nossas comunidades. Posso lhe afirmar que apesar das muitas dificuldades que enfrentam, é pela força de uma espiritualidade bem fortalecida que conseguem sustentar a fé e o ânimo nesse serviço de caridade evangelizadora em sua Diocese.

Como responsável pela Pastoral da Pessoa Idosa a nível nacional, venho lhe expor um problema, mas também a solução, em favor do bom andamento de um serviço pastoral tão relevante quanto é o cuidado com os idosos mais pobres. A sede nacional fica em Curitiba. Desde aqui seguem os materiais para todas as Dioceses. A dificuldade do momento é fazer chegar às Dioceses o material de que se necessita para capacitar os voluntários. Até o presente enviávamos pelo Correio. Apesar de ser a forma mais custosa, é o que fazia chegar a todos os recantos. Todavia, agora há novos dispositivos legais que nos obrigam a fazer licitações para o transporte de material. E a maior parte dos nossos recursos provêm de convênios públicos. No novo regramento oficial também as empresas trasportadoras têm o direito de participar da licitação. E seu preço é mais favorável do que o serviço dos correios. Mas não levam a todas as vilas e endereços. Temos que buscar alternativas.

Eis, então, o pedido em favor da Pastoral da Pessoa Idosa em sua Diocese: que possamos fazer a entrega dos materiais no endereço da Cúria, ou outro lugar que nos seja indicado. A centralização favorece a entrega em dias úteis e horário comercial, além de diminuir substancialmente os custos de transporte.  A entrega nas casas dos agentes da Pastoral é mais difícil em função das frequentes ausências dos mesmos, uma vez que visitam os domicílios dos idosos carentes. Podemos contar com o recebimento e guarda deste material?

Querido irmão, se algo não ficou claro e se houver necessidade de esclarecimento sobre o assunto, o senhor poderá entrar em contato com Ir. Terezinha Tortelli, coordenadora nacional (41) 9.9598-4110 ou ligar na sede nacional da PPI aqui em Curitiba (41) 3076-6529. Sempre haverá alguém com quem possa conversar.

Com meu fraterno abraço,

Dom José Antônio Peruzzo