60 Anos de História

Paróquia Franciscana Sagrado Coração de Jesus 

Com uma solene celebração, presidida por Dom Juventino Kestering e concelebrada pelos freis franciscanos e padres diocesanos a comunidade da Paróquia Sagrado Coração de Jesus na noite do dia 16 de julho de 2019, dia de Nossa Senhora do Carmo, celebrou os 60 anos de sua criação. Momentos significativos no ritual penitencial com a entrada do coração de Jesus transpassado pelos espinhos e depois no hino de louvor esse mesmo coração foi ornado com flores.

Momento significativo e emocionante foram as palavra de Frei Érico Renz, um dos antigos párocos ainda vivos.

Conforme os registros históricos a “Paróquia Sagrado Coração de Jesus, a Paróquia são Francisco de Assis de Jaciara e a Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Itiquira foram criadas pelo mesmo decreto no dia 16/07/1959 pelo Decreto nº 02, assinado pelo então bispo Dom Vunibaldo Godehardo Tauller’.

 

Alguns dados históricos:

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus foi criada através do Decreto  nº 02, no dia 16 de julho de 1959, pelo bispo D. Vunibaldo Talleur, atendendo as necessidades espirituais das almas e considerando o crescente número de habitantes na cidade e no município de Rondonópolis. O primeiro pároco nomeado foi o franciscano frei Antonino Schwenger, que tomou posse no dia 19 de julho do mesmo ano.

A presença dos Padres Franciscanos – OFM (Ordem dos Frades Menores) em Rondonópolis é percebida a partir de 1942 quando Dom Vunibaldo Tauller pela primeira vez visitou a região e celebrou uma missa na casa do Sr. João Lucas Evangelista. Nesse tempo viviam em Rondonópolis, poucos moradores, os empregados da linha telegráfica e o Sr. Moyses Cury. Só em 1945 começaram as viagens de desobriga feitas por Dom Vunibaldo e Frei Eucário, que percorriam a cavalo toda a região do São Lourenço a partir de Chapada dos Guimarães.

Em 1947 ocorreu uma onda migratória para o povoado de Rondonópolis, devido à venda e doação de lotes de terras, fruto da política de colonização adotada pelo Governo de Mato Grosso. Em 1949 D. Vunibaldo conseguiu a vinda das freiras franciscanas Irmãs Maria Bona e Maria Romani e a criação de uma escola e de  uma estação missionária, com a ajuda da Madre geral Luiza Montini, das Irmãs Catequistas Franciscanas.  A presença das Irmãs na escola, inicialmente as únicas professoras e na Igreja, como catequistas, coordenadoras de Catequese, de outras pastorais, na animação da liturgia e nas comunidades, desde os primeiros anos, contribuiu decisivamente para o crescimento da cidade e  da Paróquia.

Em 1950 Dom Vunibaldo iniciou a construção de uma igreja de tijolos, destinada ao culto ao Sagrado Coração de Jesus. Durante a construção, o Prelado morava num rancho feito de folhas de palmeiras. Em fevereiro de 1951, a Igreja foi solenemente benta e o culto passou a ser celebrado uma vez por mês,  pelo  Frei Canuto Amann vindo de Fátima ou pelo próprio Prelado. No fim deste mesmo ano Frei Frederico Mies de Chapada, assumiu de vez a assistência a Rondonópolis, com zelo e visitas contínuas aos colonos e às famílias das regiões adjacentes e à zona rural de Itiquira e Anhumas. Nessa mesma época, Frei Canuto dedicou seus trabalhos  em Rondonópolis, onde contava com a ajuda das Irmãs Franciscanas que abrilhantavam os cultos com uma média de duzentos alunos do colégio.

Dom Vunibaldo comprou uma casa para moradia dos padres, que antes moravam na sacristia, e em janeiro de 1953, chegou o primeiro padre residente em Rondonópolis, Frei Servácio Schulte. Daí em diante passou a ser realizada assistência mensal às colônias, mais precisamente no Campo Limpo e Mata Grande, com rezas do terço e instalação de cruzeiro em cada colônia. De agosto de l954 a abril de 1955, Frei Servácio viajou para a Alemanha e Frei Nidgar o substituiu, auxiliado pelo Frei Saturnino Benzing. Nesse período, devido à emancipação de Rondonópolis (1953) houve um rápido crescimento econômico e populacional e um aumento significativo no número de fiéis católicos. Frei Nidgar enfrentou problemas de saúde e o Frei Antonino Schwenger assumiu os trabalhos da paróquia enquanto este se ausentou para tratamento.

Com o crescimento de Rondonópolis e o surgimento de novos povoados na região Sul de Mato Grosso, a Prelazia passou por ajustes na questão dos seus limites. Nesse processo, houve a criação de novas paróquias, dentre elas, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em 16 de julho de 1959. Frei Antonino foi nomeado como primeiro pároco da Igreja Matriz e também das paróquias anexas de Itiquira e Jaciara, juntamente com freis Patrício, Saturnino e Raimundo Schurmann que o auxiliariam nessa missão.

Seu primeiro trabalho foi a fundação da Ação Social Franciscana e a construção de uma residência paroquial. De 1959 a 1963 existiam na paróquia os grupos: Apostolado da Oração, Pia União das Filhas de Maria, Congregação Mariana, Cruzada Eucarística, e Legião de Maria. Em 11 de agosto de 1963 tomou posse o  Frei Reinaldo Schafer como segundo pároco e ficou no cargo até 1970. Ao assumir a Paróquia, Frei Reinaldo contou com a colaboração de outros padres, pois institucionalmente havia apenas a Igreja Matriz na cidade e região. Deste modo, os freis se organizaram em diferentes tarefas: Frei Antonino ficou responsável pela supervisão da construção da igreja; Frei Quintino Schafer passou a acompanhar a construção do Colégio em Itiquira; Frei Jorge Elsing e Frei Servácio assumiram a assistência à região de Pedra Preta; Frei Adalberto Kornfeld dedicou-se aos trabalhos pastorais; Frei Otaviano Hirt  assumiu o cargo de superior da Comunidade Franciscana; Frei Patrício Salmon se responsabilizou pela Coordenação da Pastoral da Prelazia e Frei Alfredo Benz atuou como vigário cooperador (KNOB:1988,385). Nesse período foi inaugurada a nova igreja e foi ordenado o primeiro padre na região de Rondonópolis, o padre Miguel Angel Rodas Ortiz.

O terceiro Pároco foi o Frei Alfredo Benz de 12 de maio de 1970 a 12 de outubro de 1974, e como vigários e colaboradores o Frei Érico Renz e Otaviano Hirt.  O período em que o Frei Alfredo esteve como pároco foi de muitas atividades e inovações, dadas as novas necessidades da cidade de Rondonópolis que apresentava um crescimento econômico vertiginoso e se despontou como “Princesa do Leste”, recebendo elevado índice de migrantes. Nessa mesma época, a Prelazia se preocupava com a implantação das propostas do Concílio Vaticano II, especialmente no que se referia à criação das CEBs- Comunidades Eclesiais de Base. Frei Alfredo contou com a colaboração dos vigários cooperadores Frei Érico Renz e Frei Otaviano Hirt que muito auxiliaram no atendimento às capelas e às novas comunidades: Vila Paulista, Três Pontes, Vila São Francisco, Vila Salmen, Vila Campo Limpo, Vila Canaã, Vila Aurora, Cabeceira do Almoço, Vila Cascalhinho, COHAB, Cangussu, Loteamento Alves, Água Limpa e a Cadeia Pública.

De 1974 a 1982 a paróquia Sagrado Coração de Jesus contou com a  presença do pároco Frei Érico Renz e com várias construções: a casa Regional dos Franciscanos, a Livraria Santo Antonio a serviço da evangelização na cidade, a Casa Alverna,  a Capela São Francisco, a Capela São Benedito, a Capela Rosa Mystica e a  Capela Nossa Senhora Aparecida. Foi um tempo forte em Assembleias da Paróquia e Comunidades, implantação da Terceira Ordem de São Francisco, dentro de uma ampla visão de pastoral. Houve também um interesse pelo setor social: foram criadas as creches na Vila Mamede e na Vila dos Correios e foi organizado um centro para a pastoral dos hansenianos, tendo na paróquia um pequeno prédio para que o Sr. Manfred Gobel pudesse abrigar os medicamentos.

Uma das atividades que se destacou nesse período foi a criação do grupo de jovens JUFRA- Juventude Franciscana com o objetivo de  envolver e animar os jovens;  grupo  esse que marcou a instituição da Ordem Secular Franciscana na Paróquia. Foi organizado também o grupo MINIJUFRA voltado para adolescentes, com a proposta de motivá-los a participar na organização de uma igreja viva. Os jovens jufristas participavam de cursos de treinamento, retiros e momentos de confraternização,   pautados no espírito franciscano e no engajamento nas atividades da Paróquia.

Nos anos1980 a Igreja Matriz Sagrado Coração  de Jesus recebeu novos freis e teve seus trabalhos reorganizados. Várias capelas e comunidades foram criadas, foi inaugurado o prédio para dormitórios, onde eram realizados cursos de TLC- Treinamento de Lideranças Cristãs, retiros e outros. A catequese foi implementada e  as equipes de liturgia foram organizadas na Paróquia. No período de 1982 a 1988 a paróquia teve como pároco Frei José Cornélio e como vigários os freis Otaviano e Domingos. “Neste ano foram realizados 92 casamentos, 214 celebrações de  primeira comunhão, 696 batizados e foi conferido o sacramento do crisma para 66 jovens. Em 1982 foi criado o seminário São Francisco, por onde já passaram muitos seminaristas” (Livro TOMBO nº 01).

Com a organização das comunidades foram construídos vários centros comunitários e capelas. Frei Domingos acompanhou a construção da nova secretaria da Paróquia e conseguiu auxiliar na conclusão da obra da Capela na Vila Goulart, tendo como padroeira “Rosa Mística”. As comunidades Canaã, Mamede, Vila São Francisco, Parque Universitário, Vila do Correio, Parque Ipanema e Lourdes continuavam sendo atendidas pelos freis franciscanos, além das comunidades rurais do Cangussu e São Sebastião. Em junho de 1983 foi realizado o primeiro encontro paroquial de liturgia e canto pastoral com a finalidade de criar a equipe paroquial de liturgia e em novembro foi organizado o Congresso do Apostolado da Oração.

Foram estabelecidas como prioridades: a formação dos Agentes e  organização de centros de comunhão e participação; foi organizado  o conselho de pastoral, composto pelas lideranças leigas e religiosas das Comunidades; foi criado o secretariado paroquial da juventude, tendo um sacerdote como diretor espiritual dos grupos, procurando uma dinâmica para caminhar melhor; foram realizados encontros para  formação de catequistas nas comunidades urbanas e rurais; foram realizadas reformas nas capelas como forma de revitalizá-las e celebrações de missas nas vilas e barracos;  foram formadas equipes de liturgia, de batismo, de ministros da Comunhão, da Palavra e de Enfermos.

Em 19 de fevereiro de 1988 assumiu como pároco Frei Arno Heck, juntamente com os vigários Frei Hugolino, Pedro Becker Frei José Schubel. Na oportunidade, o Frei Pedro Knob assumiu a direção do Seminário São Francisco devido à transferência do Frei Donato para a paróquia São Francisco de Campo Grande. No lugar do Frei Arno, como orientador dos Postulantes, assumiu Frei João Pflauger que trabalhava no Seminário Santo Antônio, do Rio Brilhante. Uma atividade nova foi a criação da Casa do Pequeno Trabalhador de Rua, motivada pela Campanha da Fraternidade sobre menores, na Capela São Benedito da Vila Rondon. Durante o ano foram realizados vários encontros de conscientização sobre o dízimo,  sobre medicina natural e curso de liturgia e de catequese. Ainda neste ano foi comemorado em toda a Diocese os quarenta anos de sacerdócio de Dom Osório Stoffel e os freis franciscanos participaram do 1º Capítulo Provincial como Vice Província.

Em junho aconteceu o primeiro encontro do “Anuncia-me”, com a participação de cerca de quatro mil pessoas tanto de Rondonópolis quanto de outras cidades vizinhas e a presença do Padre Firmo, de Cuiabá. Também foi inaugurada a Capela de São João Batista, no Parque Universitário, construída com a ajuda de católicos alemães através do Adveniat  e  concluído o centro comunitário, este com recursos dos próprios leigos daquela comunidade.

Frei Vunibaldo Vogel assumiu a paróquia Sagrado Coração de Jesus no dia 04 de fevereiro de 1990 juntamente com o vigário paroquial o frei Erivan Messias da Silva. Além das atividades normais, foi realizada a ordenação sacerdotal do padre Eriovaldo Couto Queirós, participante do grupo Minijufra da Paróquia Sagrado.

Após um período de dificuldades, a Pastoral da Juventude voltou a se articular por meio de um encontro no qual a assessoria diocesana motivou os jovens da Paróquia Sagrado a organizarem a Pastoral da Juventude (PJ) paroquial, juntamente com Frei Erivan. Também foi realizado um encontro diocesano de Presbíteros Urbanos para tratar de atendimento a doentes e aos hospitais. A Paróquia Sagrado ficou responsável por visitas e atendimentos aos hospitais São Marcos e Maternidade Marechal Rondon.

(crônicas 1995,53v).

Atualmente a paróquia tem como Pároco: Frei André Luiz Nascimento dos Santos, vigários paroquiais Frei Damião dos Santos, Frei Nelson Bernardes Martins, Frei Neuzimar Santanas e Silva e Irmão Religioso Frei Valdmílson Santos da Silva, Tem como padroeiro: Sagrado Coração de Jesus, celebrado na 6ª feira depois da Festa do Corpo de Cristo. Conta com 16 comunidades entre urbanas e rurais e tem como horário de missa na Matriz: Aos Domingos: 7 h e às 18 h e durante a semana, na segunda feira: às 19 h– De terça feira a sábado: às 7 h e às 19 h; – Quintas feiras: às 7 h – 11h30 e às 19 h.

 

Pastoral da Comunicação – Pascom

Diocese de Rondonópolis-Guiratinga