Homenagem e Gratidão

PARABÉNS PE. LOTHAR BAUCHROWITZ

Na noite do dia 1 de Julho de 2019, na Igreja Matriz São José Operária, diocese de Rondonópolis-Guiratinga Dom Juventino Kestering presidiu a missa concelebrada em ação de graças pelos 81 anos de vida de Pe. Lothar Bauchrowitz e 13 anos de ordenação presbiteral do pároco Pe. Volnei Weber. Num clima de alegria, de emoção e de ação de graças os fieis lotaram o templo e seus anexos num clima de fé e de ação de graças.

Após a celebração no espaço do salão paroquial continuaram as homenagem com uso da palavra de diversas autoridades entre elas o prefeito da cidade José Carlos Junqueira que enalteceu a missão e as obras sociais que Pe. Lothar desenvolveu em especial na Vila Operária.

Na ocasião também foi feiro o lançamento do livro “Caritas diocesana de Rondonópolis”, do autor Hermélio Silva. O livro conta a trajetória da Cáritas desde a sua fundação em 1º de setembro de 1942 com nome de “Ação social da Prelazia de chapada dos Guimarães” até os tempos atuais, suas obras, seu significado e sua contribuição com o desenvolvimento humano, religioso e social da cidade e da região.

Na ocasião as pastorais e movimentos prestaram sua homenagem ao padre Lothar. O sorriso, a esperança, a alegria expressavam no rosto de cada participante o agradecimento por tudo que o padre, nascido na Alemanha e há mais de cinquenta e um anos no Brasil fez em prol da caridade, da promoção humana e das pessoas.

A Caritas diocesana, como uma obra social permanente teve seu início em 1942, como Ação Social, em Chapada dos Guimarães, tendo a frente Frei Wonibaldo e Frei Ferminio. Desde aquela época a diocese aprendeu a unir fé e vida, evangelização e promoção humana. Durante anos Pe. Lothar Bauchrowitz esteve à frente e dedicou sua vida por esta causa. Hoje fragilizado pela Idade, continua participando das atividades e programações que as suas condições físicas lhe permitem. A Diocese espressa imensa gratidão ao Pe. Lothar pelo seu testemunho de vida, de ajudar o Povo de Deus a unir Fé e Vida e ter sempre presente a dimensão da caridade entre os cristãos.

Pastoral da comunicação – Pascom