Diocese Celebra seu Patrono

60 ANOS

No dia 28 de junho de 2019 a Igreja celebra a festa do Sagrado Coração de Jesus, Patrono da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga. Aos 13 de julho de 1986, com a passagem de Prelazia para diocese, esta foi dedicada ao Sagrado Coração de Jesus.

A origem desta devoção deve-se a Santa Margarida Maria de Alacoque, uma religiosa da Congregação da Ordem da Visitação. Santa Margarida Maria teve extraordinárias revelações por parte de Jesus Cristo, que a incumbiu pessoalmente de divulgar e propagar no mundo esta piedosa devoção. “Eis o coração que tanto tem amado os homens e em recompensa não recebe da maior parte deles, senão ingratidões pelas irreverências e sacrilégios, friezas e desprezos que tem por mim nesse sacramento do Amor”. A partir de Portugal estendeu a esta devoção a todo o Mundo por meio de um ato de consagração solene a pedido ao Papa Leão XIII.

É significativo perceber que nas imagens do Sagrado Coração, o Sagrado Coração de Jesus, está fora do peito, cercado de espinhos e ardendo em chamas. O Coração de Jesus fora do peito é um símbolo do amor de Deus por nós. Foi por causa deste amor que Jesus deu sua vida por cada um de nós. É uma maneira de Jesus falar: ‘Eu amo você. Meu coração bate forte por você.’ Foi o próprio Jesus quem disse que ‘Não há maior amor do que dar a vida por quem se ama’. É uma maneira simbólica de Jesus Cristo gritar para todos nós que ele nos ama infinitamente, que ama a cada um pessoalmente. Mas também é um grito por tantos mal amados, esquecidos, humilhados, famintos, peregrinos, refugiados e desvalidos que nos rodeiam e clamam aos céus um gesto de amor e compaixão. A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é antiga; os Padres da Igreja já falavam dela. Tudo vem daquele Coração “manso e humilde” que por nós foi transpassado na cruz pela lança do soldado, na Cruz do Calvário. Desse Coração saiu sangue e água, símbolos do Batismo, da Eucaristia, da Igreja, donde jorra vida nova.

O Sagrado Coração de Jesus é o próprio Jesus que andou nas terras da Galileia, ensinou o caminho da salvação e anunciou o Reino de Deus. Pregado na Cruz, de seu peito aberto jorrou água e sangue. É do coração de Jesus que brota o amor e dedicação a missão, a vida honesta, ao seguimento de Jesus, à caridade e justiça. Nos caminhos da Galiléia, da Judéia e Samaria as multidões viam em Jesus a esperança de vida. Suas palavras eram de acolhida, de bondade, de misericórdia, de aproximação. Três palavras simples, mas profundas, exprimem o sentimento e a espiritualidade que provem desta devoção: Sagrado – Coração – Jesus.

“Sagrado” expressa uma realidade profunda que adentra no mistério de Deus. Sagrado é algo que reverenciamos com respeito. Sagrado não é uma coisa, mas algo que expressa profunda comunhão com Deus que se revela no coração de cada pessoa. O coração humano é espaço sagrado no qual Deus penetra e revela o mistério da vida. Na Bíblia, a palavra sagrado refere-se a um tempo de manifestação de Deus, de algo importante que Deus tem a dizer para o povo.

“Coração”. Falar de coração é adentrar no mundo do amor, dos sentimentos, das emoções, da bondade, da misericórdia. Por vezes não se sabe descrever uma pessoa. Resume-se numa frase: “Tinha um coração bom”. É no coração de Jesus que a humanidade busca refúgio, vida, salvação, conforto. Ele mesmo disse: “Vinde a mim vós todos que estais cansados e abatidos e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mt 11.28-30). Quando uma pessoa quer externar seus sentimentos profundos resume numa palavra “estou com uma dor no coração” ou “meu coração está feliz”. Sim o ser humano concentrou no coração a beleza do amor, da poesia, da vida, da doação. Esse é o coração de Jesus, cheio de amor e de misericórdia.

“Jesus” é o filho de Deus, o salvador da humanidade. “Ele sendo de condição divina, assumiu a natureza humana. Tornou-se semelhante a nós, menos no pecado, tornou-se obediente e obediente até a morte” (Fp 2,1-11). “Jesus manso e humilde de coração, fazei nosso coração semelhante ao vosso”.

Papa Francisco ensina: O Coração de Jesus é o coração do Bom Pastor. Diz-nos que o seu amor não tem limites, não se cansa e nem se arrende jamais. Nele vemos a sua doação incessante, sem limites; nele encontramos a fonte do amor fiel e manso, que deixa livres e torna livres; nele descobrimos sempre de novo que Jesus nos ama “até ao fim” (Jo 13,1) – não se detém antes, ama até ao fim –, sem nunca se impor. O Coração do Bom Pastor está inclinado para nós, concentrado especialmente sobre quem está mais distante; para aí aponta a agulha da sua bússola e revela uma chama de amor, porque deseja alcançar a todos e não perder ninguém. À vista do Coração de Jesus, surge a questão fundamental da nossa vida: Para onde está orientado o meu coração? Onde está fixo o meu coração? Qual é o tesouro que procura? Os tesouros insubstituíveis brotam do Coração de Jesus. Para ajudar o nosso coração a inflamar-se na caridade de Jesus Bom Pastor, podemos treinar-nos a fazer nossas três ações: procurar, incluir e alegrar-se” (Francisco Homilia 03/06;2016).

Que o Sagrado Coração de Jesus abençoe, guarde e santifique a todos com vida, amo, esperança e abençoe a Diocese de Rondonópolis.

A Diocese de Rondonópolis-Guiratinga convida os cristãos católicos para participarem da missa concelebrada pelos padres da cidade, no dia 28 de junho, 6ª feira, às 19:00 horas na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus. No final da celebração realiza-se a consagração das famílias ao Sagrado Coração de Jesus.

Dom Juventino Kestering

Bispo diocesano