Feliz aniversário Pe. Gunther

80 ANOS DE VIDA

“Por causa de um certo reino, estradas eu caminhei, Buscando, sem ter sossego, o reino que eu vislumbrei, Brilhava a Estrela Dalva e eu quase sem dormir, buscando este certo reino e a lembrança dele a me perseguir”.

Pe. Gunther Adolf Franz Lendbradl é natural da antiga Checoslováquia. Com o avanço da 2ª Guerra Mundial teve que fugir para a Alemanha ainda como criança. Passados os horrores da guerra iniciou seus estudos. Já formado trabalhou na Marinha por algum tempo, percorrendo em navios pelos portos do mundo inteiro. Foi ordenado padre no dia 31 de julho de 1966, na Catedral de Mains, na Alemanha.

Movido pelo espirito do Concílio Vaticano II e tocado pelo relato de D. Vunibaldo Teuler sobre a realidade da Prelazia de Rondonópolis, ofereceu-se para ser missionário “Fidei Donum”, no Brasil e em especial na Diocese de Rondonópolis. Ao chegar ao Brasil em 1967, conheceu a Fraternidade dos Irmãozinhos de Jesus, grupo de padres e leigos que seguem a espiritualidade do irmão Charles de Foucauld, que moravam numa periferia de Santo André e se encantou com o trabalho realizado por eles. Já em Rondonópolis, mesmo com dificuldades com a língua assumiu a paróquia de São Francisco, em Jaciara, de 1968 a 1977.

Quando chegou em Jaciara havia apenas uma pequena capela construída pelo povo ainda da época do frei Raimundo. Jaciara não tinha nenhuma comunidade formada, havia pequenos grupos que se reuniam. A construção da Matriz São Francisco foi uma obra imensa, planejada pelo Padre Günther e os paroquianos. O arquiteto da construção foi o alemão Theodor Kränzle e as janelas de tipo mosaico colorido vieram de São Paulo. “Como muitas pessoas tinham dificuldade no conhecimento da Bíblia, Padre Gunther falava numa língua simples, para que todos pudessem entender as mensagens bíblicas, o que fez surgiu um pequeno grupo de estudo bíblico, que se reunia uma vez por semana para rezar e ler a bíblia”. Testemunha uma senhora.

Padre Gunther permaneceu em Jaciara até 1977, quando assumiu a coordenação da pastoral Como Coordenador Diocesano de Pastoral, dinamizou as ações pastorais, tornando a igreja mais próxima dos desafios sociais e espirituais que aqueles tempos exigiam. Neste período, dentre diversas ações, criou o Boletim Diocesano Caminhando.

Em 1982 assumiu novamente a paróquia em Jaciara onde permaneceu até o ano de 1989. Na condição de pároco em Jaciara, Padre Günther participou de uma reunião internacional da Fraternidade Charles de Foucauld, no verão de 1982, na Argélia, representando o Brasil, quando foi eleito Responsável Mundial da Fraternidade durante seis anos.

Assim assumiu dupla responsabilidade: ser pároco e ao mesmo tempo visitar as fraternidades no mundo inteiro. Apesar do intenso trabalho em Jaciara, padre Gunther sempre participou de todas as atividades e assembleias da então Prelazia. Em 1986, Pe. Günther e Pe. Martin juntamente com crianças, jovens e adultos de várias comunidades e o MST fizeram uma caminhada em busca de Terra. Saíram de Jaciara com mais ou menos 68 famílias e foram até a sede do INCRA em Cuiabá em busca de melhores condições de vida para aquelas famílias. Ainda em 1986, Padre Gunther participou da criação do Centro de Direitos Humanos Simão Bororo, no qual trabalhou ativamente como seu coordenador. No período de 1989 a 1994, assumiu a função de Orientador Espiritual no Seminário Maior e professor do Instituto de Teologia (ITEO) em Campo Grande – MS

No dia 17 de fevereiro de 1994, foi nomeado pároco da Catedral Santa Cruz e, investiu na criação de comunidades e na reforma do templo, considerando sua importância como Catedral. Como pároco, motivou a criação de várias pastorais e movimentos e organismos, dentre eles, a Fundação Maria Menina.

No ano de 1998, Padre Gunther motivou a criação de novas comunidades e a paróquia passou a contar com sete comunidades.  Participou ativamente de todas as Romarias dos Mártires, das caminhadas do Grito dos Excluídos, da caminhada da Família, dos encontros dos presbíteros.

Após profícuo pastoreio como pároco, no dia 25 de junho de 2014, dia em que completou 75 anos de idade, apresentou ao bispo Dom Juventino sua carta de renúncia como pároco da Catedral e mudou-se para o bairro Alfredo de Castro, como parte do seu projeto de uma vida simples e pobre, ao lado dos mais necessitados. Sua presença no bairro é testemunho vivo e profético; como Jesus no meio dos mais pobres. Atualmente é Vigário Geral da diocese, coordenador diocesano de Pastoral e atende a comunidade São Miguel Arcanjo no bairro Alfredo de Castro.

A diocese agradece pela dedicação e o cuidado com a pastoral, pelos ensinamentos e por seu testemunho de vida que nos ajuda a vivermos a fé de uma maneira corajosa e destemida. Obrigado pela sua participação nas reuniões ampliadas de pastoral. Obrigado pelo trabalho realizado junto aos mais empobrecidos, em especial, na Casa Esperança. Obrigado pela presença amiga, fraterna e disponível em nosso presbitério. Obrigado pelos tantos momentos de reflexões, de questionamentos, de orientação e de pastoreio…

Sua marca é o amor à Igreja, amor à promoção social, a fidelidade aos compromissos assumidos. Sua profunda espiritualidade, o despojamento de bens, a simplicidade de vida é a forma que adotou para viver e evangelizar. Sua vida é um exemplo de fé, de amor e de fidelidade para todos nós. Que Deus te abençoe sempre mais para que o senhor continue semeando a paz, o amor e a fraternidade em nosso meio. Obrigado por ser essa pessoa tão especial em nossa de Diocese de Rondonópolis-Guiratinga.

Diocese de Rondonópolis – Guiratinga