Conselho de Leigos e Pastorais debatem Reforma da Previdência

SIMPÓSIO

Na noite do dia 11 de junho de 2019 na Escola Sagrado Coração de Jesus, cidade de Rondonópolis, realizou-se o Simpósio sobre Ética Cristã, Políticas Públicas e Reforma de Previdência. O evento foi promovido pelo Conselho Diocesano de Leigos e Leigas, juntamente com as Pastorais Sociais, Cebs, Movimento de Cursilhos da Diocese Rondonópolis-Guiratinga em parceria com a Escola Sagrado Coração de Jesus e contou com mais de 120 participantes dos mais variados segmentos da sociedade.

O Simpósio teve por objetivo informar e debater com a sociedade o Projeto de Lei que tramita no Congresso Nacional sobre a Reforma da Previdência, os impactos sociais do referido projeto e as relações deste tema com os princípios do Ensino Social da Igreja.

Com a oração e motivação inicial, Dr. Adilson José Francisco, presidente do Conselho Diocesano de Leigos abriu os trabalhos e seguido de palavras sobre a Doutrina Social da Igreja por dom Juventino, os debatedores Dr. Danilo Caetano e Dra. Viviani apresentaram enfoques da atual situação da Previdência e da proposta que tramita no Congresso Nacional. Iniciam dizendo que Reforma na Previdência é necessária, mas a forma que ela está sendo conduzida é que penaliza a população especialmente os mais carentes. Esclareceram que a Constituição de 1988 entende seguridade como Saúde, Previdência e Assistência. Escalaram que o que está em foco é a Previdência, ou seja a aposentadoria após anos de trabalho e que  a Reforma impacta no que tange a aposentadoria e não nos salários de categorias.

Após exposição iniciou-se o debate com respostas aos diversos questionamentos advindos dos participantes. Esclareceram dúvidas, ampliaram o horizonte da compreensão do complexo projeto da Reforma da Previdência Social. Vale lembrar que os alunos da escola de teologia também participaram do simpósio.

Os participantes assumiram o compromisso de continuar se atualizando sobre a matéria e pressionando a bancada federal de Mato Grosso para que avaliem a Reforma com olhar da pessoa humana e não somente sob o olhar financeiro.

Pastoral da Comunicação – Pascom

Diocese de Rondonópolis Guiratinga