Encontro Diocesano das Coordenações

MISSÕES

Realizou-se das 13:30 às 17:00 horas do dia 08 de junho de 2019, no Centro de Pastoral da diocese de Rondonópolis-Guiratinga o Encontro Diocesano das Coordenações das Pastorais, Movimentos e Serviços. Fizeram-se presente as coordenações da Comissão Missionária Regional (Comire) Coordenação Diocesana da Liturgia, dos Ministros, do Conselho Diocesano de Leigos, das Comunidades Eclesiais de Base, da Caritas Diocesana, da Obra Kolping, da Infância Missionária, da Associação Divina Providencia, do Movimento de Renovação Carismática Católica, do Movimento de Cursilho, do Movimento Familiar Cristão, da Pastoral Social, da Pastoral da Sobriedade, da Pastoral com os moradores de Rua, Pastoral da Criança. O encontro foi coordenado por Padre José Éder Ribeiro Lima, coordenador diocesano de Pastoral e Maria Aparecida Silva, da coordenação. Constou da agenda: Oração inicial e apresentação, organização da agenda e palavras motivadoras de dom Juventino Kestering.

Padre José Éder após motivação organizou os participantes em grupos com as questões para conversar: Como está organizado a sua pastoral, movimento, serviço?  De que maneira o seu grupo tem vivenciado as Diretrizes e o plano diocesano de Pastoral, sobretudo o eixo: Missão; Palavra de Deus e vida Plena para todos. O que nos falta para efetivarmos a pastoral de conjunto?

Na plenária foram apresentadas avaliações e sugestões em especial a importância da valorização das decisões da Assembleia Diocesana de Pastoral, a importância de operacionar a decisões, a Pastoral em conjunto. Acompanhar, articular, animar a Pastoral, a importância do CPP como espaço para essas ações. Sugeriram-se também encontros com a equipe ampliada da coordenação, mais encontros com as coordenações e criar uma equipe para ajudar a dinamizar a pastoral no seu conjunto.

No mesmo encontro Padre José Éder apresentou o Projeto do Mês Missionário a se realizar em outubro do ano corrente em toda Igreja, a cruz e a bandeira missionária. Enfatizou sobre a importância de organizar os grupos de família com o livro “Os Evangelhos”, de elaboração da diocese. Dom Juventino apresentou o Projeto para o mês vocacional com o Projeto “Uma vocação em cada Comunidade” a se dinamizar no mês de agosto deste ano.

No final do encontro motivou-se para a Semana da Família e a Caminhada da Família a se realizou no dia 18 de agosto, organizar uma equipe de casais e famílias para preparação do evento. Dom Juventino e Padre José Éder comentaram sobre o 15º Intereclesial a se realizar em Rondonópolis no ano de 2022, em especial a importância de se criar um clima acolhedor e participativo. Lembrou ainda do Encontro sobre Ética e Reforma da Previdência, promovido pelo Conselho diocesano de Leigos e da Pastoral Social a se realizar no dia 11 de junho na Escola Sagrado Coração de Jesus, o congresso do Apostolado da Oração a se realizar no dia 16 de junho na Paróquia São Sebastião em Dom Aquino; dia 24 de junho dia de São João Batista patrono da cidade de Rondonópolis e dia 28 de junho, dia do Sagrado Coração de Jesus, patrono da diocese com celebração às 19:00 horas na Matriz Sagrado Coração de Jesus. Num clima fraterno com um momento orante encerrou-se o encontro.

Pastoral da Comunicação – Pascom