Com Ritualidade

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Na noite do dia 01 de junho de 2019 a Paróquia Sagrado coração de Jesus realizou solene celebração com os ritos de bênçãos após a reforma realizada no templo. A celebração foi presidida pelo bispo dom Juventino e concelebrada pelos freis que atuam na paróquia e no Seminário São Francisco.

Os ritos tiveram início antes da procissão de entrada com a bênção da nova porta. Antes de efetivar a bênção o bispo rezou “Reunimos-aqui, irmãos, para proceder à benção da porta desta igreja. Vamos participar com devoção deste rito sagrado, e supliquemos humildemente ao Senhor para que, todas as pessoas que entrarem na Igreja, por esta porta, para ouvir a Palavra de Deus ou participar dos mistérios divinos, possam seguir, com retidão, a voz do Cristo, porta da vida eterna”.

Num segundo momento antes da liturgia da Palavra foi a bênção do ambão da Palavra de Deus. O bipo rezou: “Ó Deus, que vos dignais chamar os homens das trevas para a vossa luz admirável, é nosso dever dar-vos graças, porque nunca nos deixastes faltar o alimento da vossa Palavra, e continuamente nos esclareceis, reunidos no espaço desta igreja, sobre as maravilhas da Escritura. Fazei Senhor, que, neste lugar, ressoe em nossos ouvidos a voz do vosso Filho, a fim de que, seguindo fielmente as inspirações do Espírito Santo, mereçamos ser não apenas ouvintes mas realizadores fervorosos. Que os arautos da vossa Palavra nos mostrem aqui o caminho da vida, por onde, seguindo o Cristo Senhor, possamos chegar à vida eterna”.

Num terceiro momento realizou-se o rito da benção da nova mesa do altar esculpida em madeira. “Por isso, nós rogamos, Senhor, derramai a plenitude da vossa benção celeste sobre este altar, erguido na casa do vosso povo; que se torne para sempre dedicado ao sacrifício de Cristo e seja também a mesa do Senhor, junto da qual vosso povo se renove no banquete divino. Seja esta pedra polida, para nós, símbolo de Cristo…”

Após esta prece o altar foi abençoado com água bem, derramado óleo do Crisma nos quatro cantos do altar, perfumado com incenso, e preparado para, pela primeira vez celebra sobre ele a eucaristia.

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus foi fundada como primeira da cidade de Rondonópolis no dia 16 de julho de 1959 pelo então bispo dom Wunibaldo Teuller. Passados 60 anos, no dia 16 de julho fará a celebra jubilar. Na época a cidade de Rondonópolis tinha uma paroquia, hoje está organizada com 10 paróquias.

Exercem o ministério do cuidado e pastoreio na paróquia: Pároco: Frei André Luiz Nascimento dos Santos, Vigário Paroquial: Frei Damião dos Santos. Frei Atamil Vicente de Campos, Frei Nelson Martins, Frei   e Orientador do Aspirantado no Seminário São Francisco: Frei Valdeir Aparecido de Souza.

Pastoral da Comunicação – Pascom