Encontro de Pastoral do Dízimo

PASTORAL DO DÍZIMO

Na tarde do dia 11 de maio de 2019, nas dependências do Centro de Pastoral da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga reuniram-se as equipes paroquiais do dízimo. O evento foi coordenador por Pe. José Éder Ribeiro, coordenador diocesano de Pastorais e Maria Aparecida, secretária da coordenação de pastoral.

Teve como objetivo a partilha das experienciais com o dízimo, a sentido do espiritual e pastoral do agente de dizimo e a organização de equipes paroquiais e diocesanas do dízimo. Dom Juventino também se fez presente e incentivou a continuarem firmes nesta missão tão importante na comunidade eclesial. É um serviço que nos santifica, disse o bispo. Além de leigos e leigas, Frei Ivan de Itiquira e Frei André, da paróquia Sagrado Coração de Jesus marcaram presença.

Conforme as Diretrizes Pastorais da diocese “O Dízimo é uma prescrição bíblica desde o Antigo Testamento (Gn 28,22) e confirmado no Novo Testamento (Hb 7,5). A Diocese de Rondonópolis-Guiratinga opta pelo termo Dízimo, dada a tradição bíblica. Opta também pela expressão “devolver o Dízimo” ao invés de “pagar o Dízimo         já que “não se pode pagar a Deus o que dele recebemos. O Dízimo, além de manifestações de sentimento religioso, é expressão de gratidão a Deus pelos dons recebidos.

O termo dízimo significa a décima parte, no entanto, a Diocese não determina o valor da contribuição a ser oferecida. A porcentagem deverá ser estabelecida pelo próprio dizimista, no momento em que se inscreve para sua oferta mensal. A Diocese sugere de 1 % a 10% do seu rendimento mensal. Ninguém é forçado a dar o dízimo de tudo o que tem, mas é obrigação de todo católico, conforme o 5° mandamento da Igreja. O dízimo é uma contribuição mensal espontânea.

A diocese fez opção para que a sua manutenção fosse proveniente da partilha, do dízimo, da contribuição de cada cristão para sua comunidade e para a Igreja. Quer ser um processo educativo, evangelizador e exercício de corresponsabilidade na Igreja. Incentiva o dízimo infantil, juvenil e dos adultos como um processo educativo de pertença à comunidade eclesial.

Pastoral da Comunicação – Pascom