Retiro dos crismandos da Paróquia Sagrado Coração de Jesus

JOVENS CRISMANDOS

Na tarde de sábado dia 4 de maio de 2019, das 13:30 às 17:00 horas realizou-se o retiro de crisma com 39 catequizandos de cinco comunidades da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, cidade de Rondonópolis.

Esteve orientando o retiro a irmã Fátima, Catequista Franciscana, residente na Casa Provincial da Congregação. O retiro teve como tema: “Ungidos para a missão”. Num primeiro momento Irmã Fátima trabalhou com entrada de dois a dois formando um túnel onde cada um/a tinha que passar de mãos dadas para sentir o toque das mãos e faziam um coração e se abraçavam como forma de acolher um ao outro.

Depois realizou-se o rito da renovação do batismo para lembrar que somos chamados por Deus Pai. Seguiu-se um tempo em silêncio refletindo a passagem do diálogo de Jesus com Nicodemos.  Num segundo momento aconteceu um tempo de partilha onde cada um foi dizendo o que sentiu e refletiu sobre o encontro e a experiencia vivida. Num terceiro momento foi feita uma fogueira simbolizando o Espírito Santo onde cada catequista acendeu uma vela e posteriormente ascendeu vela do catequisando, estando sentados em torno do fogo e com a vela acesa num momento de silencio para refletir sobre o sentido do fogo, da luz e do Espírito Santo. Num quarto momento realizou-se uma reflexão nas trilhas da casa com unção do envio missionário “IDE PELO MUNDO E ANUNCIAR A BOA NOTÍCIA A TODA CRIATURA” Após essa reflexão cada catequizando escreveu em um pé confeccionado pelos catequistas o compromisso para a vida em comunidade. Já no quinto momento, sentados em torno dos dons do Espírito Santo com um tempo de silencio.

Em continuidade Irmã Fatima fez uma reflexão sobre cada dom na vida de cada um dos catequizandos, os efeitos e compromissos que produzem na vida e na comunidade. Esse momento se concluiu com um lanche partilhado.

No sexto momento Frei André, pároco da Paróquia celebrou a eucaristia com enfoque sobre a paz, a vida da juventude e o compromisso de quem vai ser ungido pelo Espírito Santo. Para facilitar a linguagem, a compreensão e a comunicação foram utilizados recursos simbólicos como bacia com água perfumada, barcos de papel com nome de cada catequizandos, símbolo da pomba do Espírito Santo, a Bíblia, velas, fogo, lanche partilhado pelas comunidades.

No término, tanto catequistas como catequizandos se mostraram felizes como uma experiência e maior compreensão da experiência cristã e do sacramento do crisma.

Pastoral da Comunicação-Pascom