O amor de Pedro

TU ME AMAS?

Estamos no 3º domingo depois da Páscoa. Ainda no clima de Cristo Ressuscitado a Igreja se alegra com cores brancas, com o círio Pascal aceso e com o canto do Glória a Deus.

A Palavra de Deus (Jo 21,1-19) enfoca quatro momentos de construção do processo de fé e de adesão e de reconhecimento do ressuscitado…. “Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos de Jesus. Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Também vamos contigo”. Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite”. Sair para pescar é uma atitude de quem está cansado, quer ficar longe dos problemas, dos desafios do dia a dia. Assim aconteceu com os apóstolos. Estavam confusos com o projeto do seguimento de Jesus. A morte, o sofrimento e a notícia de ressurreição não os conseguiam empolgar para a missão. A decisão era de deixar de lado o seguimento de Jesus e começar outra vida. É um pouco da nossa história…

Mas o evangelho continua: Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. Então Jesus disse: “Moços, tendes alguma coisa para comer? “Responderam: “Não”. Jesus disse-lhes: “Lançai a rede à direita da barca, e achareis”. Lançaram, pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor”. Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu sua roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar. Pescavam à noite com suas próprias forças e nada pegaram. Mas de manhã, à luz do dia, do Cristo Ressuscitado, pegaram muito peixe. A missão evangelizadora é obra de Jesus que conta com o nosso esforço, mas Ele é a luz do dia que brilha. Profundo é o simbolismo de Pedro. Estava seminu, roupa de pescador… Vestiu-se. Jogou-se no mar. Necessitou passar pelas águas. Ser batizado e lançar-se em missão. Iniciar uma vida nova, acreditar com profundidade, enfrentar desafios sem temer. É a força de quem crê em Jesus e sente o desejo de anunciá-lo para que mais pessoas possas participarem da alegria do encontro com Jesus.

E mais: Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. Na verdade, não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros. Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão. Jesus disse-lhes: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”. Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu. Jesus disse-lhes: “Vinde comer”. Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor. Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe. Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos.

Arrastar a rede para a praia. Estava cheia. A missão estava dando frutos. Mas a missão necessita de partilha, de ajuda dos outros e de alimento que é a fé, a eucaristia, a solidariedade, a justiça, a Palavra de Deus, a oração. “Vinde comer”! Foi o convite de Jesus. Vinde participar da ceia. Tragam mais gente para a ceia. É a missão evangelizadora da Igreja.

Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”. E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo” Jesus lhe disse: “Apascenta as minhas ovelhas”. Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”. Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”.

A missão não é um compromisso superficial ou descomprometido. Mas opção que brota do âmago da vida: o amor. Por isso Jesus pergunta por três vezes se a missão que Pedro estava recebendo seria realizada com amor e por amor. Jesus lhe tinha reservado ser o apascentador, o cuidador, o unificador da missão e os Apóstolos. E Pedro nunca mais desistiu da missão de evangelizar. Nem a fome, nem a prisão, nem o martírio o afastou da missão, pois não era obra humana, mas de Deus. Missão realizada com amor.

Rezemos com a Igreja: Ó Deus, que o vosso povo sempre exulte pela sua renovação espiritual, para que, tendo recuperado agora com alegria a condição de filhos e filhas de Deus, espere com plena confiança o dia da ressurreição. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Que o Sagrado Coração de Jesus, patrono da Diocese, derrame abundantes graças e bênçãos sobre cada um de nós. Saúde aos doentes, alegria aos tristes, esperança aos desanimados.

Dom Juventino Kestering

Bispo da diocese de Rondonópolis-Guiratinga