Assembléia dos Bispos em Aparecida do Norte – SP

BISPOS EM ASSEMBLÉIA

 

A Igreja Católica no Brasil conta com 43 arquidioceses, 215 dioceses, 3 eparquias, 12 prelazias, uma diocese para os cristãos de rito oriental e uma diocese restrita aos militares. Assim se distribuem os bispos: 10 cardeais, sendo seis já eméritos, 41 arcebispos, 265 bispos diocesanos. Conta ainda com 126 arcebispos e bispos eméritos, ou seja, os que têm acima de 75 anos de idade. A maioria absoluta dos bispos está presente na assembleia. Os bispos eméritos, estatuariamente são convidados, mas não tem a obrigação da participação.

Entre os dias 01 a 10 de maio de 2019, no Centro de Eventos Pe. Vitor, em Aparecida, SP, realiza-se a 57º Assembleia Geral dos Bispos do Brasil. O evento se apresenta como baliza para a caminhada da Igreja no Brasil. Assembleia dos Bispos assume o compromisso missionário como Igreja de saída que vai ao encontro dos que necessitam de uma palavra e de gestos de solidariedade. Assim o momento atual contribui com a construção da sociedade pautada por valores éticos, promoção da dignidade humana, defesa da vida, das minorias sofridas e abandonados.

A 57ª Assembleia da CNBB desenvolve extensa pauta de estudos. Determinadas agendas ocupam de maneira especial o plenário. O olhar sobre a realidade social, religiosa e familiar do povo brasileiro; a dependência química que avança, o desemprego que desestrutura as pessoas são agendas básicas. Mas o olhar central se volta para a aprovação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizador da Igreja no Brasil – ano 2019/2023 e a eleição da Presidência da Conferencia bem como os bispos responsáveis pelas Comissões Episcopais e demais serviços inerentes à Conferencia, em relação ao Celam e à Santa Sé. Dom Juventino Kestering, juntamente com os bispos do Regional Oeste 2 estarão presentes na Assembleia.

Segundo o artigo 27 do Estatuto Canônico da CNBB, a Assembleia, órgão supremo da CNBB, “é a expressão e a realização maiores do afeto colegial, da comunhão e corresponsabilidade dos Pastores da Igreja no Brasil”. Reúne-se ordinariamente, uma vez por ano e, extraordinariamente, quando para fim determinado e urgente, sua convocação for requerida (art. 31 Estatuto Canônico da CNBB). Trata de assuntos pastorais de ordem espiritual e de ordem temporal e dos problemas emergentes da vida das pessoas e da sociedade, na perspectiva da evangelização e participam todos os membros da CNBB são convocados para a Assembleia Geral e podem ser convidados os bispos eméritos e bispos não-membros da CNBB, “de qualquer rito, em comunhão com a Santa Sé e tendo domicílio canônico no País”

 

 

Pastoral da comunicação – Pascom

Diocese de Rondonópolis-Guiratinga