Crisma em Alto Taquari

O SACRAMENTO DO CRISMA

Na manha do dia 28 de abril de 2019, dom Juventino Kestering esteve na paróquia São José e Nossa Senhora Aparecida em Alto Taquari, distante 274 quilômetros da sede da diocese de Rondonópolis-Guiratinga. Durante a celebração da eucaristia, 37 jovens e adultos foram crismados. Era visível a alegria da comunidade que participava dos cânticos e orações. Os jovens com seus padrinhos foram devidamente preparados com catequese, retiros, práticas pastorais e inserção na comunidade.

A Paróquia São José e Nossa Senhora Aparecida de Alto Taquari – MT tem origem com os primeiros pioneiros que fundaram um povoado. Eram baianos, goianos, mineiros e, por volta dos anos 1980 começaram a chegar os gaúchos, catarinenses, paranaenses e paulistas. Esta comunidade era atendida pelos padres Salesianos da Paróquia de Alto Araguaia. Em 1989 foi fundada a Paróquia de São José e Nossa Senhora Aparecida de Alto Taquari, tendo como primeiro Pároco o Pe. Agostinho Guglielmi. Em seguida, chegou para servir esta comunidade o Pe. Sebastião Luzes de Souza (1997-1999), Pe. Francisco Almeida Branco. Atualmente é pároco Pe. William Patrick Mauric da Sociedade de São Patrício, fundada na Irlanda. Também reside na paróquia um seminarista Henry, Nigeriano, para um ano pastoral e conhecimento da realidade pastoral da paróquia.

Com o decreto de 25 de junho de 2014, com Protocolo de N. 885/2013 o Papa Francisco renomeou e remodelou os limites, passando de Diocese de Rondonópolis para Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, integrada pelos municípios de Alto Garças, Alto Araguaia, Alto Taquari, Dom Aquino, Guiratinga e Tesouro.

Pastoral da Comunicação (Pascom)