Paróquia São João Batista Guiratinga – MT

EM GUIRATINGA

Na noite do dia 25 de março de 2019 Dom Juventino Kestering juntamente com o pároco Padre Marcos Gonçalves, o seminarista Hélio, as Irmãs da Divina Vontade se fizeram presente na comunidade Nossa Senhora Aparecida, cidade de Guiratinga, diocese de Rondonópolis-Guiratinga. Além da celebração da Eucaristia dom Juventino conferiu o sacramento da crisma para trinta e três adultos de diversas comunidade.

Segundo testemunho do pároco, entre eles estava neófitos recém-batizados, outros fizeram nos dias passados a comunhão eucarística. Estavam presente desde pessoas de meia idade até idoso que com fé e alegria participaram dos ritos celebrativos. A equipe de catequese com adultos que acompanharam essas pessoas no crescimento da fé e na inserção na comunidade externavam a certeza de que a boa semente foi lançada e que os frutos de perseverança serão contínuos.

A paróquia São João Batista em Guiratinga foi fundada 1933. Com o achado do diamante no início do século passado houve um crescimento populacional. Com a crise do garimpo a população diminui. Já foi sede de diocese, mas atualmente é uma paróquia da diocese de Rondonópolis-Guiratinga. Conta com dez comunidades urbanas e diversas comunidades rurais além de pontos celebrativos nos assentamentos e fazendas.

Três congregações religiosas se fazem presentes nas áreas sociais e educacional: Irmãs Filhas de Maria Auxiliadora – Instituto Santa Terezinha, Consagradas Maria Mãe do Divino Amor e Irmãs da Divina Vontade.

Neste dia 25 também foi lembrado o Evangelista São Marcos que era de origem hebraica. Como era costume entre os hebreus, São Marcos recebeu dois nomes, um hebreu – João e outro romano – Marcos. Sua mãe é mencionada na Bíblia em Atos dos apóstolos (12-12) “Pedro então refletiu e foi para a casa de Maria, mãe de João, também chamado de Marcos, onde se havia reunidos para rezar”. Marcos fazia parte dos setenta apóstolos que propagavam a fé cristã. Era primo de Barnabé, um companheiro de viagem de Paulo. Na primeira viagem apostólica de Paulo, Marcos o acompanhou, momento em que desenvolveu o gosto pelas atividades apostólicas, mas depois se afastou da fé.

Pastoral da Comunicação – Pascom