SEXTA – FEIRA SANTA

PAIXÃO DE CRISTO

O amor maior, hoje 19 de abril, dia do índio e Sexta-Feira Santa. Dia em que os cristãos lembram a condenação, o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultamento de Jesus Cristo. Dia em que Jesus foi crucificado. Sexta-Feira Santa, também conhecida como sexta feira da Paixão. “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5,8). “Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito” (1Pedro 3,18). A Igreja Católica celebra este dia com ritos próprios, presidida por um presbítero ou bispo, paramentado de cor vermelha. A celebração segue esta estrutura:

– Rito de entrada em silêncio. Presidente da celebração e ministros, que se prostram em veneração diante do altar num momento de silencio.

– Segue a liturgia da Palavra: Leitura do livro de Isaías (52,13-53,12) que relata a dor e o amor do “Servo Sofredor”, o salmo 31: Ó Pai em tuas mãos entrego meu Espirito, a leitura da carta aos Hebreus (Hebr 4, 14-16). “Aquele que sofreu tornou-se causa de salvação”, e segue leitura da Paixão  de Jesus segundo João (Jo 18,1-19,42) que realça momentos importantes o diálogo entre Jesus e sua mãe Maria.

Segue a homilia ressaltando o ponto culminante do amor de Jesus, que foi a sua morte de cruz. E segue o convite para a Oração Universal, externando a universalidade da salvação trazida por Jesus Cristo e a universalidade da missão evangelizadora.

Veneração da Cruz: a cruz é apresentada aos fiéis e venerada com beijo como sinal de reconhecimento e gratidão a Deus pela salvação. Na veneração da cruz os cristãos fazem a oferta da coleta em favor dos Lugares Santo. A Igreja Católica tem um cuidado especial pelos lugares santos, Nazaré, Gruta de Belém, casa de Maria, de Isabel, o monte das bem-aventuranças, casa de Pedro, lugares onde Jesus celebrou a ceia, o gólgota, o calvário, o túmulo de Jesus e demais lugares. O tempo vai desgastando as construções. Essa coleta vai integralmente para esta finalidade: Cuidar dos lugares santos.

– Segue a oração do Pai Nosso e a comunhão. Neste dia em nenhum a Igreja do mundo se celebra a Missa uma vez que o Mistério da Redenção foi celebrado por Jesus na Cruz. Oração sobre o povo e seguido da procissão do E nterro, também conhecida como Procissão do Senhor Morto. A liturgia católica deste dia está em função de Cristo crucificado. A tradição ensina que Jesus morreu em torno de três horas da tarde.

Sexta feira Santa é dia de jejum e abstinência. O cânon 1252 do Direito Canônico diz que estão obrigados à lei da abstinência aqueles que tiverem completado 14 anos de idade. Estão obrigados à lei do jejum todos os maiores de 18 anos até os 60 anos.

Neste dia os cristãos se abstenham de carne, de outro alimento, de bebidas e são convidados a praticar alguma forma de penitência, como obra de caridade ou exercício de piedade. O jejum é uma maneira de solidariedade com o mundo que sofre que passa fome e necessidades. É dia de ir a um templo e no silencio se colocar diante da cruz. Olhar. Sentir. Escutar Deus falando para nós.

Dom Juventino Kestering

Bispo diocesano