Quinta – feira santa

Instituição da Eucaristia e lava pés

Dia da Instituição da eucaristia, do sacerdócio ministerial, do mandamento da caridade. Eucaristia: “gesto de serviço, de amor, de doação tornando presente o amor de Jesus.” Dia 18 de abril é 5ª feira Santa. Nome que recorda dia em que Jesus instituiu a Eucaristia. A liturgia chama de missa da Última Ceia.

O evangelho ensina que “nessa noite Jesus celebrou a Última Ceia com seus discípulos e instituiu a Ceia do Senhor do Senhor, a Eucaristia” (Lc 22,19-20). Antes de celebrar   a Ceia, Jesus lavou os pés dos discípulos como um gesto de humildade e serviço, ensinando que devemos amar e servir uns aos outros em humildade (Jo 13,3-17). Ele ensinou com gestos e palavras que devemos amar e servir aos irmãos especialmente os sofridos, doentes, peregrinos, esquecidos da sociedade.

A quinta-feira santa é dia de entrar no mistério profundo de Jesus Cristo assim como Jesus quis e viveu. A Igreja retorna à mesa da última ceia e revive o lava-pés, gesto de humildade e com mensagem cujo significado jamais se conseguirá esgotar: Jesus se ajoelha diante dos apóstolos e lava os pés deles. Somos chamados a fazer como ele em nossa vida: gestos de serviço, de amor, de doação tornando presente o amor de Jesus.

A liturgia fala do amor, com a cerimônia do Lava-pés, a proclamação do novo mandamento do amor, a instituição do sacerdócio ministerial e a instituição da Eucaristia, em que Jesus se faz alimento, dando-nos seu corpo e sangue. É a manifestação profunda do seu amor por nós, amor que foi até onde podia ir: “Como Ele amasse os seus amou-os até o fim”. A Eucaristia é o amor que se exprime nos sinais do pão e do vinho. Jesus se oferece como Cordeiro imolado que tira o pecado do mundo: “Ele tomou o pão, deu graças, partiu-o e distribuiu a eles dizendo: isto é o meu Corpo que é dado por vós. Fazei isto em memória de mim. E depois de comer, fez o mesmo com o cálice dizendo: Este cálice é a nova aliança em meu sangue, que é derramado por vós” (Lc 22,19-20). Amor, doação, sacrifício, presença.

A Eucaristia é a presença real de Jesus que faz do sacrário das Igrejas centro da vida e da oração dos fiéis. “A fé cristã vê no sacrário a morada do Senhor plantada ao lado da morada dos homens, não os deixando órfãos, fazendo-lhes companhia, partilhando com eles as alegrias e as tristezas da vida, ensinando-lhes o significado da verdadeira solidariedade: Estarei ao lado de vocês todos os momentos da vida. Eis a presença, outra exigência do amor”. Participar da celebração da ceia de Jesus é entrar no mistério do amor de Jesus para a humanidade e cada um de nós. É hora de silencio, de contemplação, de sentir o amor de Jesus em gestos concretos.

Hoje em toda Igreja Católica celebra-se o dia da Instituição do Sacerdócio. Lembre-se de abraçar o seu pároco e vigário paroquial. Dê uma palavra de incentivo e de apoio. Parabéns presbíteros da diocese de Rondonópolis-Guiratinga.

Adaptação

Dom Juventino Kestering