Missa do Domingo de Ramos na Aldeia Piebaga

ENTRE O POVO ÍNDÍGENA

Na manhã do dia 11 de abril de 2019, dom Juventino Kestering deslocou-se para a aldeia indígena Piebaga, do Povo Boro para visita à aldeia e celebração da Missa de Ramos. Os ritos tiveram início no Posto de Saúde com bênçãos dos Ramos. Seguiu a procissão até o espaço social da comunidade onde foram feitas as leituras e a celebração da eucaristia. Na homilia o bispo fez em forma interativa uma catequese sobre domingo de Ramos e Semana Santa, culminado com a Páscoa. Com seu jeito a os indígenas participaram das orações e cânticos preparados pela Irmã Valdina Tronbosi, missionária das Irmãs Catequistas Franciscanas que reside na Aldeia.

Desde a primeira viagem missionária de dom Wunibaldo Teuller, primeiro prelado, em 1946, mediante a observação da realidade e da situação de abandono em que se encontravam os povos indígenas a Diocese sempre manteve presença missionária junto aos povos indígenas com educação, saúde, defesa da terra, das águas, cultura e valorização de seu jeito de ser e viver.

Pastoral da Comunicação – Pascom