INÍCIO DA SEMANA SANTA

ELE NOS AMOU ATÉ O FIM

Com a celebração do domingo de Ramos, 13 e 14 de abril de 2019, inicia-se a Semana Santa. É assim chamada porque os cristãos celebram a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Jesus caminha ao encontro da dor, da condenação, da cruz, da morte e ressurreição. Ele doou a vida como um gesto de misericórdia para a nossa salvação.

Inicia neste final desta semana, sábado e domingo com a bênção dos ramos, a procissão e celebração da missa. A liturgia apresenta Jesus como Messias. “Bendito o que vem em nome do Senhor”. Quem é este homem que vem montado num animal e aclamado com cantos e ramos? A multidão respondia: “É o profeta Jesus, de Nazaré da Galiléia”.  Assim o padre reza: “durante as cinco semanas da Quaresma preparamos os nossos corações pela oração, pela penitência e pela caridade. Hoje aqui nos reunimos e vamos iniciar, com toda a Igreja, a celebração da Páscoa de nosso Senhor. Para realizar o mistério de sua morte e ressurreição, Cristo entrou em Jerusalém, sua cidade. Celebrando com fé piedade a memória desta entrada, sigamos os passos de nosso Salvador para que, associados pela graça à sua cruz, participemos também de sua ressurreição e de sua vida. Por isso oremos. Deus eterno e todo poderoso, abençoai estes ramos, para que, seguindo com alegria o Cristo, nosso Rei, cheguemos por ele à eterna Jerusalém”.

Neste final de semana os cristãos são chamados a um gesto concreto em favor da Fraternidade através da coleta com o tema  Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela Justiça” (Is 1,27). É o dia da coleta da Quaresma, da Campanha da Fraternidade. Desses recursos 60% da coleta ficará à disposição do Fundo Diocesano de Solidariedade para ajudar a dezenas de projetos sociais realizado nas paróquias, pastoreais e serviços e 40% da coleta são destinados para o Fundo Nacional de Solidariedade para grandes projetos sociais em todo Brasil inclusive ajuda a países pobres, em guerra ou como os que sofrearam devastações como Moçambique.

Na segunda feira, dia 15 de abril às 19,15 horas, no Centro de Eventos Santa Terezinha, celebra-se a missa da unidade. Nesse dia o bispo com todos os padres, religiosas, ministros e lideranças cristãs das 22 paróquias se reúnem para renovar o compromisso assumido no batismo e na ordenação presbiteral. Nesta celebração serão abençoados o “Óleo dos Catecúmenos, dos Enfermos e do Crisma”. No final da celebração cada pároco com seus leigos leva o óleo abençoado para a sua paróquia que será utilizado na celebração dos sacramentos.

A quinta-feira santa, dia 18 de abril é marcada pela celebração da Instituição da Eucaristia com a Missa do lava-pés. O Senhor Jesus, na véspera de sua morte, reuniu-se com os discípulos para celebrar a Páscoa. Depois de ter lavado os pés dos apóstolos, durante a ceia tomou o pão e disse: “Isto é o meu corpo”. Depois tomou um cálice com vinho e disse: “Isto é o meu sangue”. A liturgia reforça o sentido da Eucaristia, do mandamento do amor fraterno, do serviço e da doação em prol dos irmãos.

Na sexta-feira santa dia 19 de abril, Jesus doa seu amor total. Entregou a vida para que tivéssemos vida. Porém a morte não é a última palavra. Ela é passagem para renascer. A semente que cai na terra morre para que possa germinar e dar muitos frutos. A sexta-feira santa é dia da solidariedade com os crucificados do mundo. São milhões de pessoas que carregam a dura cruz da fome, da doença, da miséria, do abandono, dos vícios, do desemprego, da falta de saneamento e de políticas publicas. Outros carregam a cruz da falta de sentido para a vida, do vazio existencial, da solidão, do abandono, da falta de amor. O silencio, jejum e solidariedade com os que sofrem impulsionam para ir até um templo, entrar no íntimo do coração e reconhecer os pecados e iniciar nova vida.

O sábado de aleluia é dia de expectativa; No final da tarde iniciam os ritos da noite santa do renascimento para a vida nova em Cristo. “Eis o dia que o Senhor faz por nós! Alegremo-nos e nele fiquemos felizes” (Sl 118). A celebração inicia com a fogueira que ilumina na escuridão. O fogo novo resplandece como sinal de Cristo vivo, ressuscitado e presente na comunidade. Segue a caminhada até a Igreja com Círio Pascal à frente.

No interior do templo a assembleia canta o anúncio da ressurreição ao som de músicas, hinos, sinos, luzes. No início da Igreja o sábado santo era dia de batizados dos catecúmenos, por isso realiza-se a bênção da água batismal e a comunidade é chamada a renovar o compromisso assumido no batismo.

No domingo de Páscoa, o primeiro dos dias é o dia da liberdade. “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou”. O Senhor de todos os dias inaugurou tempo de paz e de alegria e como aos discípulos de outrora. A ressurreição é a certeza da presença de Jesus que caminha conosco. “Deus o ressuscitou. Todo aquele que crê em Jesus recebe, em seu nome o perdão dos pecados”.

Que o Sagrado Coração de Jesus, patrono da Diocese, derrame abundantes graças e bênçãos sobre cada um de vós nesta semana santa. Saúde aos doentes, alegria aos tristes, esperança aos desanimados.

Dom Juventino Kestering

Bispo diocesano