CURSO TEOLÓGICO

CURSO TEOLÓGICO CATEQUÉTICO 2019 – DIOCESE RONDONÓPOLIS GUIRATINGA

O Diretório Geral para a Catequese no nº 237, apresenta alguns critérios inspiradores para formação do catequista:

• Formar catequistas com fé profunda; clara identidade cristã e eclesial; profunda sensibilidade social;
  • Capazes de transmitir não apenas um ensinamento, mas também uma formação cristã integral, desenvolvendo “tarefas de iniciação, de educação e de ensinamento”. São necessários catequistas que sejam ao mesmo tempo, mestres, educadores e testemunhas.
  • Capazes de superar “tendências unilaterais divergentes” e de oferecer uma catequese plena e completa. Isto é, precisamos saber conjugar fé e vida, num sentido social e eclesial.
  • Há também necessidade de se investir na formação específica para o leigo, grande maioria na catequese.
  • E, por último, o DGC aponta para a importância fundamental da formação pedagógica. “Seria muito difícil para o catequista improvisar, na sua ação, um estilo e uma sensibilidade para os quais não tivesse sido iniciado durante a sua própria formação.” (DGC 237)

Por este motivo, a Diocese Rondonópolis Guiratinga, neste último final de semana de março do dia 29 a 31 de março de 2019, aconteceu o II módulo do curso Teológico catequético 2019. Com a presença maravilhosa dos Catequistas das diversas Paroquias da Diocese; a organização da Coordenação Diocesana de Catequese, a presença e o zelo, a dedicação do Bispo Dom Juventino que é o maior catequista apaixonado, cuidadoso nos detalhes, nas escolhas dos assessores, para que o objetivo do curso seja alcançado. O curso Teológico catequético facilita aos participantes à aumentar a sua experiência com Deus o Criador, através da Iniciação à Vida Cristã.  Portanto, para repassar os conteúdos neste II Módulo para os cursistas, a Diocese teve a colaboração de assessores nas diversas disciplinas, tais como: No Primeiro Ano: Padre Eriovaldo – Pároco da Paroquia Santa Terezinha de Rondonópolis, com a Disciplina: Introdução Geral dos Sacramentos da Iniciação Cristã – Batismo, Eucaristia e Crisma.  Em seguida a leiga Maria Marleide com o tema: Ser Catequista na Igreja. No Segundo Ano: Padre Erivelton – atuando como Vigário na Paroquia São José Esposo, com o Tema: Moral Cristã na Catequese; e o Tema: Sacramento da Cura: Confissão e Unção dos Enfermos. E os leigos: Izaura, João Carneiro e Evanilce com o tema- Metodologia Catequética: Métodos dos Roteiros da Diocese Rondonópolis- Guiratinga. No Terceiro Ano:  Padre Ademilson- Pároco de Pedra Preta, com o Tema: Quem é Jesus nos Evangelhos. E Ir Ivone Hoffer de Alto Garças assessorando o tema: Documentos da Catequese Renovada e Concílios. Concluindo com a linda celebração da Santa Missa, presidida pelo Bispo Dom Juventino.

Observa-se que a formação dos catequistas para a Diocese é uma das tarefas primordial e continuada, pois, “o catequista é de certo modo, o intérprete da Igreja junto aos catequizandos” (DCG 35). O objetivo principal da formação do catequista no Teológico Catequético, é o de prepará-lo para comunicar a mensagem cristã, àqueles que desejam entregar-se a Jesus Cristo, como também fazê-lo a ter a consciência que ele é uma pessoa, que precisa, ele próprio ter este encontro com Jesus Cristo. Tornando mais capacitado possível a realizar sua missão.

O anúncio é o despertar da fé, o ensino é o viver da fé. “E toda língua confesse, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é Senhor”. (Fl 2,11)

Maria Marleide Ferreira Narciso

Pós Graduada em Catequese e membra da Equipe Diocesana de Catequese