MISSIONÁRIOS/AS NAS ALDEIAS INDÍGENAS

Na tarde do dia 25 e na manhã do dia 26 de março de 2019, nas dependências do Centro de Pastoral da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, missionárias e missionários que atuam diretamente nas aldeias indígenas do Povo Bororo: Aldeia Perigara, Córrego Grande, Piebaga e Tadarimana, com suas diversas aldeias, se reuniram para um encontro de estudos e avaliação da missão.

Temas como o fortalecimento das equipes de trabalho junto às aldeias, a pessoa dos indígenas, suas cultura e seu movo do de viver. Questões ligadas à saúde, educação e manutenção, o Acampamento “Terra Livre” a se realizar em Brasília, a celebração do dia do índio, a participação dos indígenas na 28ª Romaria dos Mártires, a evangelização e celebrações nas aldeias, a ajuda humana aos povos indígenas. A preparação do encontro com lideranças  das aldeias a se realizar nos dias 25 a 28 de setembro do corrente ano, a realização da Assembleia do CIMI a se realizar na diocese de Rondonópolis Guiratinga nos dias 24 a 27 de julho, a elaboração de um roteio mínimo para educação da fé em especial sobre o batismo, o perdão, a eucaristia e crisma, foram alguns dos temas partilhados pelos missionários e missionárias. Participaram do encontro: Mestre Mário Bordignon, salesiano; Irmã Valdina Tombosi, Irmã Catequista Franciscana, Pe. Arthur Brito, pároco de São José do Povo, Silvia Valentim, leiga missionária em Córrego Grande, Pe. Erivelton Postil, vigário paroquial da Paróquia São José Esposo, dom Juventino Kestering e Joice Fernandes, psicóloga.

A Diocese de Rondonópolis-Guiratinga faz um trabalho de presença, apoio e incentivo aos povos indígenas desde 1947 com dom Wunibaldo e as Irmãs Catequistas Franciscanas. Hoje padres, leigas, profissionais contribuem com a presença nas aldeias, apoio nas causas indígenas, valorização e respeito à cultura e presença incentivadora.

Pastoral da Comunicação – Pascom