CF 2019 – CAPACITAÇÃO

Mais de cem lideranças participaram na tarde do dia 23 e manhã do dia 24 de fevereiro de 2019 da Capacitação da Campanha da Fraternidade -2019. O evento realizou-se nas dependências da Escola Sagrado Coração de Jesus e contou com a ajuda da Equipe Regional e diocesana da Campanha da Fraternidade. Após a acolhida e apresentação, dom Juventino dirigiu as palavras de acolhida e agradecimento, e em poucas palavras situou os participantes do tema e lema da CF 2019.

O encontro teve como objetivo “capacitar lideranças para a animação da Campanha da Fraternidade nas paróquias, nas pastorais,  nos movimentos, nas escolas  e na sociedade”.

Já a Campanha da Fraternidade deste ano se propõe “estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade”. Almeja despertar o espirito comunitário; educar para a vida fraterna e renovar o compromisso evangelizador.

Segundo o texto básico ((nº 14) refletir sobre Políticas Públicas é importante para entender a maneira pela qual elas atingem a vida cotidiana, o que pode ser feito para melhor formatá-las e quais as possibilidades de se aprimorar sua fiscalização. POLÍTICAS PÚBLICAS = são ações e programas que são desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática, direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis”.

Papa Francisco ensina como as obras de misericórdia, as Políticas Públicas “nos

recordam que a nossa fé se traduz em atos concretos e quotidianos, destinados a ajudar o nosso próximo no corpo e no espírito sobre os quais havemos de ser julgados: alimentá-lo, visitá-lo, confortá-lo, educá-lo” Será uma maneira de acordar a nossa consciência, muitas vezes adormecida perante o drama da pobreza, e de entrar ada vez mais no coração do Evangelho, onde os pobres são os privilegiados da misericórdia divina, O caminho quaresmal, refletindo e rezando as Políticas Públicas, pode nos abrir os olhos para vermos que, no pobre, “a carne de Cristo torna-se de novo visível como corpo martirizado, chagado, flagelado, desnutrido, em fuga a fim de ser reconhecido, tocado e assistido cuidadosamente por nós”.

Pastoral da comunicação – Pascom