Na tarde do dia 02 e manhã do dia 03 de fevereiro de 2019, mais de 90 coordenadores de catequese, bem como as coordenações de catequese com adulto, batismo e outras coordenações se reuniram no Centro de Pastoral da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga.
Na ocasião os mesmos tiveram oportunidade de trocarem experiências sobre a coordenação bem como participaram de dois momentos de qualificação. No sábado à tarde dom Juventino Kestering aprofundou o tema: Ministério da coordenação, afirmando que “Uma das maravilhas do ser humano é a sua capacidade de organizar, orientar, coordenar, distribuir funções. Isto na família, na rua em que mora, nas profissões, na convencia social e de modo especial na missão da Igreja”. Aprofundou também os aspectos: Os passos para a condução da coordenação apresentando a pedagogia e a metodologia de Jesus. “Ele mais do que ensinar sobre métodos, é o método”, afirmou. Em continuidade aprofundou a missão da coordenação, as atitudes da coordenação, a importância do trabalho em equipe, o papel da coordenação na Iniciação à Vida Cristã.
Concluiu que “um/a coordenador/a não deve trabalhar sozinho, mas partilhar compromissos, ser líder e não chefe, motivar a equipe a sentir-se sempre aprendiz e não manter a auto-suficiência, evitando desse modo a mesmice e a falta de criatividade. Isso reque coordenações mais preparadas, atentas ao mundo dos adultos, jovens e crianças. Cabeça erguida, coração aquecido. Empolgado com Iniciação Vida Cristã, conhecedor dos tempos litúrgicos, com conhecimento da realidade atual (economia, política, redes sociais, comportamentos humanos, discussões nas universidades, as discussões nas ciências comportamentais”). E ainda ressaltou a importância da dimensão humana “através da acolhida, do sorriso, da empatia, da promoção de lazer, da oração comunitária, da gratuidade, da partilha, da lembrança dos aniversários, do nascimento de um filho, da integração dos/as mais tímidos/as”.
Já na manhã do domingo a pedagoga Sandra Camargo, especialista em planejamento ajudou os catequistas a entenderem melhor a elaboração de um planejamento mínimo para a Iniciação à Vida Cristã, na paróquia.
O encontro se encerrou com a celebração da Eucaristia, com a liturgia do 4º domingo do tempo comum.
Pastoral da Comunicação – Pascom
Diocese de Rondonópolis-Guiratinga