CARITAS REÚNE-SE COM O BISPO

A Caritas Diocesana com seus 76 anos de serviço na diocese de Rondonópolis-Guiratinga realizou a reunião anual com o bispo dom Juventino Kestering. Na ocasião a Diretoria relatou síntese de suas atividades, preocupações e futuro da Caritas. Atualmente a Caritas trabalha com quatro grandes projetos:

As Creches. São cinco creches com 550 crianças entre dois e três anos, que recebem toda educação referente a essa idade. Localizam-se no Jardim Iguaçu, Carlos Bezerra, Jardim Ipiranga, Padre Rodolfo e Vila Operária.

Projeto Recanto dos Idosos. Uma iniciativa da Caritas no sentido de acolher idosos em pequenas e dignas residências. Cada idoso ou casa que não tem condições em suas famílias ocupam as 52 casas do projeto. Lá recebem toda assistência, terapia ocupacional e atendimento espiritual.

Projeto Albergue Noturno, que acolhe diariamente em torno de 40 a 60 home4ns que não tem onde dormir. O projeto oferece oportunidade para banho, lavação de roupa, jantar, repouso e café da manhã. Esso projeto passa por uma avaliação uma vez que seus custos são elevados e a sua manutenção torna-se pesada para a Caritas.

Projeto afiliados. São crianças, jovens e adolescente previamente selecionados segundo grau de vulnerabilidade. Recebem uma ajuda mensal de padrinhos na Alemanha. Os afiliados devem estar matriculados nas escolas públicas, participara de atividades bem como interação com a família responsável.

A Caritas diocesana, como uma obra social permanente teve seu início em 1942, como Ação Social, em Chapada dos Guimarães, tendo a frente Frei Wonibaldo e Frei Ferminio. Desde aquela época a diocese aprendeu a unir fé e vida, evangelização e promoção humana. Durante anos Pe. Lothar Bauchrowitz esteve à frente e dedicou sua vida por esta causa. Hoje fragilizado pela Idade, continua em silencio participando de todas as atividades e programações. A diocese tem imensa gratidão ao Pe. Lothar pelo seu testemunho de vida, e de ajudar o Povo de Deus a unir Fé e Vida e ter sempre presente a dimensão da caridade entre os cristãos.

Pastoral da Comunicação Pascom