PARÓQUIA SANTA TEREZINHA -25 ANOS, 1993 – 2018!

No próximo dia 08 de dezembro 2018, a Paróquia Santa Terezinha em Rondonópolis, completa 25 anos de sua existência jurídica. A convite do então Bispo Diocesano, Dom Osório Stoffel, o Inspetor da Missão Salesiana Mato Grosso (MSMT), P. João Bosco Monteiro Maciel, membros do Conselho da Missão e o Pe. Bruno Pedron, no dia 11/09/1993, num giro pelo território da futura Paróquia, ate então atendido pelos Frades Franciscanos da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus tomaram conhecimento da extensão territorial e das comunidades que o Bispo Diocesano, queria confiar aos Salesianos de Dom Bosco em Rondonópolis. O Inspetor reservou-se o direito de discutir com seu Conselho o assunto em Campo Grande-MS e dar depois a resposta ao Senhor Bispo Diocesano.

No dia 12/10/1993, o Inspetor e o Pe. Bruno voltaram a Rondonópolis, entregando a correspondência, especificando a finalidade, motivações e meios para conseguir realizar a missão na nova presença dos SDB em Rondonópolis. O Bispo oferecia um quarto na sede da Diocese e a MSMT um gol para o pároco se movimentar. No dia 16/10/1993 o Pe. Bruno instala-se definitivamente na Diocese e começa a manter os primeiros contatos com as lideranças leigas das Comunidades e o povo em geral.

Algumas datas são significativas: No dia 17/10/1993 o Pe. Bruno é oficialmente apresentado à comunidade de Santa Terezinha que seria a sede da nova Paróquia que incluía as Comunidades existentes. No dia 26/10/1993 foi terminada a cobertura do salão de festas da Paróquia. No dia 24/11/1993 o Pe. Bruno recebe as chaves da casa paroquial na Rua Mascarenhas de Morais. No dia 29/11/1993 é aprovado o projeto da construção da igreja matriz da Paróquia. No dia 07/12/1993 o Pe. Bruno muda-se definitivamente para a casa paroquial.

No dia 08/12/1993, numa celebração fizeram-se presentes representantes das paróquias da cidade, os padres Salesianos das comunidades vizinhas, as Irmãs Filhas de Maria Auxiliadora (salesianas). O diretor da escola Odorico emprestou as cadeiras. Às 19:45h iniciou-se a solene Missa da Criação da Paróquia e nomeação do primeiro pároco Pe. Bruno Pedron. Dom Osório, bispo diocesano ofertou à paróquia cálice, uma âmbula e uma Bíblia. Após a celebração houve uma confraternização com os Salesianos e amigos na casa paroquial. A Paróquia Santa Terezinha acabava de nascer na festa de Nossa Senhora Imaculada.

Os Padres Salesianos: Pe Bruno, Pe Felipe, Pe Fortunato, Pe João Dessi, Pe Osmar Rezende, Pe Geraldo, Pe Danilo, Pe Jose Winkler e Pe Sandro deram o melhor de si para que a Evangelização nesta porção da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga acontecesse e a fé fosse mantida e fortalecida, apesar das limitações coexistentes.

Por ser uma paróquia missionária, a Paróquia Santa Terezinha gerou sua primeira filha no dia 16 de fevereiro de 2014, formando a Paróquia São João Batista, que permaneceu Salesiana. A partir desta data Santa Terezinha, foi entregue aos cuidados dos padres diocesanos tendo Pe. Volnei Weber como pároco. Continuamos missionários, além de tantos outros trabalhos e pastorais evangelizando comunidades que iam nascendo para o lado da Vila Rica. E no dia 21 de outubro de 2018, ganhamos uma filha, a Paróquia São João Bosco. Com a transferência de Pe. Volnei para a Vila Operária no dia 02 de setembro de 2018, assumiu o nosso atual Pároco Pe Eriovaldo Queiros.

Somos agora uma Paróquia pequena com três Comunidades, com dois hospitais, muitas clinicas, escolas e uma grande universidade, mas com um coração grande e pronto para acolher a todos que aqui chegarem.

Obrigado ao nosso Bispo Diocesano Dom Juventino e a todos os Padres que passaram por aqui nesses 25 anos e  todos os leigos e leigas que ajudaram ao longo desses anos. Não importa, se esteve desde a fundação, se está há 10 anos ou há 1 mês. Importa que você faz parte dessa história. Que Santa Terezinha interceda por todos nós!

Pastoral da Comunicação – Pascom