DIOCESE REALIZOU ASSEMBLEIA

Com o objetivo de avaliar a caminhada pastoral da Igreja Católica na Diocese de Rondonópolis-Guiratinga; perceber os desafios que interpelam a evangelização e planejar ações pastorais para ser assumida em conjunto para o ano de 2019, a Diocese de Rondonópolis-Guiratinga reuniu-se, em São Lourenço de Fátima, entre os dias 10 a 12 de novembro de 2018 para a 5ª Assembleia Diocesana de Pastoral. Por que 5ª assembleia? Na realidade a antiga diocese de Rondonópolis realizou 44 assembleias diocesanas, mas a partir de 25 de junho de 2014, com o decreto B0465, assinado pelo Papa Francisco determinou o remapeamento das dioceses de Rondonópolis, Guiratinga, Barra do Garças e Prelazia de Paranatinga e criação da diocese de Primavera do Leste.

A Diocese de Rondonópolis-Guiratinga integra os municípios com suas respectivas paróquias: Município de Jaciara: Paróquia São Francisco de Assis. Município de São Pedro da Cipa: Paróquia Senhor Bom Jesus. Município de Juscimeira: Paróquia Senhor Bom Jesus e Paróquia Nossa Senhora de Fátima; Município de ltiquira: Paróquia Nossa Senhora do Carmo; Município de Pedra Preta: Paróquia de São Pedro Apóstolo; Município de São José do Povo: Paróquia São José do Povo; Município de Dom Aquino: Paróquia Sebastião; Município de Guiratinga: Paróquia São João Batista; Município de Tesouro: Paróquia Santa Terezinha; Município de Alto Araguaia: Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora; Município de Alto Garças: Paróquia São Sebastião; Município de Alto Taquari: Paróquia São José e Nossa Senhora Aparecida; Município de Rondonópolis: Paróquia São Domingo Savio: Paróquia Nossa Senhora Aparecida: Paróquia Sagrado Coração de Jesus: Paróquia Bom Pastor: Paróquia São José Operário: Paróquia São José Esposo: Paróquia Santa Terezinha: Paróquia São João Batista: Paróquia Catedral Santa Cruz, paróquia São João Bosco.

São 22 paróquias com urna extensão geográfica de 53.406 Km e população de 327.00 habitantes. Conta com 26 padres diocesanos, um diácono, 08 padres religiosos, 07 Congregações Religiosas femininas com 12 comunidades, 7 seminaristas na filosofia e 03 na teologia e 05 no seminário propedêutico.

A assembleia contou com a participação de 147 delegados entre padres, religiosas e cristãos leigos das comunidades, pastorais e movimentos eclesiais oriundos das 22 paróquias que integram a Diocese. A tradição consolidada de assembleias na Igreja Católica remonta desde os primeiros anos de difusão do cristianismo. Já no tempo dos Apóstolos, diante de desafios que a comunidade enfrentava, houve por bem convocar uma assembleia para discutir em conjunto os problemas e discernir as melhores soluções.

O tema central da Assembleia foi a 5ª linha de ação da Igreja: “Vida para todos”. A assembleia iniciou com a celebração da missa presidida por dom Juventino Kestering. Na homilia insistiu sobre a importância da comunhão bem como a participação de todos nas discussões e decisões. Durante a celebração da Eucaristia, no ofertório o povo indígena Bororo que também participou da assembleia fizeram o canto de ofertório em língua Bororo bem como a apresentação das ofertas e a depositam diante do altar. Após a celebração da eucaristia Pe. José Éder Ribeiro, coordenador diocesano de pastoral organizou a assembleia. Dom Juventino fez sua mensagem inicial da assembleia ressaltando pontos significativos do momento atual bem como situou a assembleia no contexto da Igreja e da realidade atual. Já na manhã do dia 10 de novembro, sábado, após a celebração da eucaristia iniciaram os trabalhos de avaliação da caminhada pastoral, uma fila do povo para intervenções e uma iluminação sobre o tema “Vida para todos” realizado pelo Padre Gunther Lendbradl. Na parte da tarde os participantes se organizaram em grupos para apresentar propostas de ação para o ano de 2019. Ainda no final da tarde Prof. Adilson José Francisco, coordenador diocesano do Conselho de Leigos apresentou um levantamento da realidade dos leigos na diocese e um estudo sobre o laicato e os desafios que permanecem após o encerramento do ano laicato. A parte da noite ficou reservada para uma noite cultural onde cada paróquia ou cada um conforme sua capacidade apresentava um número cultural. Foi um momento de integração, de convivência e de partilha. Já na parte da manhã do domingo os participantes votaram e assumiram as prioridades bem como organizaram o calendário de atividades para o ano de 2019.

Momento significativo foi o rito de encerramento com a entrada das velas representando o regional Oeste2, a diocese e as 22 paróquias. Neste clima todos assumiram o compromisso de levar avante a evangelização nas comunidades. Merece menção a beleza das tendas, onde cada paróquia, pastoral ou serviço através de fotos, painéis e outras criatividades pode apresentar a síntese de suas atividades. Outro ponto significativo foi a participação em tempo integral dos povos indígenas. Assim a diocese realizou num clima de diálogo, de busca de caminhos comuns.

Pastoral da Comunicação – Pascom