ENCONTRO REGIONAL DA PASTORAL JUVENIL

Nos dia 03 e 04 de novembro de 2018, nas dependências do Centro de Pastoral Nova Evangelização (CENE) em Cuiabá a Coordenação Regional promoveu um encontro com as coordenações das expressões Juvenis: Pastoral da Juventude, Grupos Paroquiais. Grupos de Jovens de Movimentos e Jovens das Novas Comunidades de Vida, num total de 37 participantes.  Contou com a presença de Pe. Wender Souza dos Santos, assessor Regional das Expressões Juvenis, Dom Juventino Kestering, bispo referencial, Pe. Jair Fante, secretário do Regional da CNBB Oeste2, Padre Ângelo, salesiano da Diocese de Primavera do Leste-Paranatinga e o Diácono Erivelton Postil, da diocese de Rondonópolis-Guiratinga.

O encontro transcorreu no clima de pós Sínodo sobre a Juventude com o tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. O Papa autorizou a publicação da mesma. Os padres sinodais situam o processo de escuta que permeia todo documento: “Sabemos de suas buscas interiores, das alegrias e das esperanças, das dores e angústias que fazem parte de sua inquietude. Agora, queremos que vocês escutem uma palavra nossa: desejamos ser colaboradores de sua alegria para que suas expectativas se transformem em ideais. Temos certeza de que com sua vontade de viver, vocês estão prontos a se empenhar para que seus sonhos tomem forma em sua existência e na história humana!

Após a acolhida, integração grupal e oração, Pe. Wender conduziu os trabalhos. Dom Juventino, em nome das oito dioceses saudou a juventude e almejou um encontro abençoado. Num primeiro momento cada diocese, cada expressão juvenil e novas comunidades pode durante sete minutos situar a pastoral ou movimento, partilhar os carismas e os trabalhos das expressões juvenis e apresentar as principais ações realizadas, com uma conquista e desafios que permanecem. Isso aconteceu durante a manhã de sábado. Foi momento de troca de experiências e acima de tudo, tempo de perceber o quanto se faz em favor da juventude e o quanto ainda precisa ser realizado porque boa parcela da juventude não é atingida pela pastoral e movimentos da Igreja.

Já na parte da tarde, dom Juventino aprofundou o tema “O valor da experiência de Deus na vida dos jovens: Espiritualidade e santidade”. À luz da Exortação do Papa Francisco sobre a Santidade, recordou que: “A pessoa humana deseja por um espaço onde possa fazer a experiência de Deus. É um desejo de espiritualidade, que se define como “levar o ser humano a mergulhar no Mistério divino, para encontrar nele o sentido para a vida”. A espiritualidade está no campo da “experiência” e não do experimento científico. A “experiência” é algo que a pessoa faz a partir do “profundo de si mesmo tendo como referencial o Absoluto e o relacionável entre iguais, a pessoa humana”. E traduziu o pensamento do Papa: “O amor de Deus não é algo indefinido, um sentimento genérico, não é ar. O amor de Deus tem um nome e um rosto: Jesus Cristo. Amamos pessoas, e aquela pessoa é Jesus É um amor que dá valor e beleza a todo o resto: à família, ao trabalho, ao estudo, à amizade, à arte, a qualquer atividade humana”.

Após essa hora de formação, o jovem Robson que participou do encontro com a juventude da Amazônia em Manaus, expos à plenária, enfoques da preparação do Sínodo sobre a Amazônia e em seguida Pe. Wender trouxe dados sobre a realização do Sínodo sobre a Juventude que encerrou em Roma no dia 28 de outubro do corrente ano. O grupo terminou o dia com a celebração da eucaristia. Na manhã de domingo, após a celebração da eucaristia, Pe. Wender expos a temática do Projeto Missionário da Juventude. Após avaliação e diversas sugestão ficou decidido que em julho de 2019 a missão jovem será realizada na diocese de Sinop, numa paróquia a ser escolhida. Em seguida Dr. Jonel, durante uma hora a profundou o tema das “Políticas Publicas e Juventude” e também com aspectos da Campanha da Fraternidade 2019.

Após avaliação, avisos, agradecimentos e demais encaminhamentos dom Juventino com um momento de oração e bênção deu por encerrado o encontro das expressões juvenis. O encontro que contou com a presença de 27 jovens advindos das oito dioceses, transcorreu num clima de respeito, de busca, diálogo, mútua aceitação e desejo de unir forças para tornar cada vez mais eficiente e evangelizadora a missão com a juventude.

Pastoral da Comunicação – Pascom