SANTA TEREZINHA  

 

Na noite do dia 1º de outubro de 2018, dom Juventino presidiu a missa na Paróquia Santa Terezinha em Rondonópolis. Os ritos tiveram início com uma procissão seguida de celebração. Momento expressivo foi a entrada da imagem, a oferta a das rosas e a benção de Santa Terezinha.

Um pouco da sua história: “Contemplamos a Padroeira universal das missões, mensageira do amor que permanece na igreja como um modelo. Santa Terezinha nos impulsiona na difícil tarefa da evangelização dirige nossos passos no empenho de salvar almas. Santa Terezinha amplia o conceito de missão, levando-nos a compreender que também nós podemos nos tornar missionários. De origem francesa – nasceu em Aliçon 1873, e morreu no ano de 1897. Santa Terezinha não só descobriu no coração da Igreja que sua vocação era o amor, mas sabia que o seu coração – e o de todos nós – foi feito para amar. Terezinha entrou com 15 anos no Mosteiro das Carmelitas com a autorização do Papa e sua vida passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus. Todos os gestos e sacrifícios, do menor ao maior, oferecia a Deus, pela salvação das almas – na intenção da Igreja. Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face esteve como criança, livre igual a um brinquedo aos cuidados do Menino Jesus, e tomada pelo Espírito de amor, que a ensinou a pequena via da infância espiritual. O mais profundo desejo do coração de Terezinha era ter sido missionária “desde a criação do mundo, até a consumação dos séculos”. Sua vida nos deixou como proposta, selada na autobiografia “História de uma alma”. Como intercessora dos missionários, dos sacerdotes  e dos pecadores que não conheciam Jesus, continua ainda hoje, vivendo o Céu, fazendo o bem aos da terra. Foi proclamada  principal padroeira das missões em 1927, padroeira secundária da França em 1944, e Doutora da Igreja. O caminhe da santidade pela humildade, em 1997, na data do seu centenário. Ela mesma testemunha que a primeira palavra que leu sozinha foi: “céus”; agora a última sua morada, pois exclamou, hora da morte: “Meu Deus, eu vos amo … eu vos amo”.

A Paróquia Santa Terezinha do menino Jesus foi criada no dia: 06/12/1993, pelo Bispo Dom Osório Wilibaldo Stoffel e tem atualmente como Pároco: Pe. Eriovaldo Couto Queiros.

 

Pastoral da Comunicação – Pascom

Diocese de rondonópolis-Guiratinga