BISPOS EM ASSEMBLEIA

Entre os dias 24 a 27 de setembro de 2018, em Primavera do Leste, MT, os oito bispos diocesanos e dois bispos eméritos (Dom Milton Antonio dos Santos, Arcebispo de Cuiabá; Dom Neri José Tondello; Bispo de Juína e presidente do Regional Oeste2, Dom Vital Chitolina, bispo de Diamantino, Dom Derek J.C Byrne, bispo de Primavera do Leste-Paranatinga; Dom Canísio Klaus, bispo de Sinop e Dom Gentil Delazari, Bispo emérito; Dom Juventino Kestering, Bispo de Rondonópolis-Guiratinga; Dom Jacy Diniz Rocha, Bispo de Cáceres e Dom José Vieira de Lima, bispo emérito, Dom Protógenes José Luft, Bispo de Barra do Garças) estiveram reunidos em assembleia ordinária anual. Constou da programação encaminhamentos sobre o Sínodo da Amazônia, essa oportunidade que o Papa concede à Igreja de escutar as base da Igreja especialmente Povos Indígenas, ribeirinhos e gente simples dos assentamentos e periferias da cidade. Outros temas como a Missão do Secretário Regional de Pastoral e sua substituição, a Pastoral Carcerária, a implantação do diaconato Permanente com cursos de formação oferecidos pelas dioceses de Faculdade SEDAC como resposta ao pedido do Papa de “abrir novos caminhos”, manhã de estudo e ponderações com a diretoria do SEDAC-FACC (Faculdade Católica de Cuiabá), a formação permanente dos presbíteros além de uma tarde para partilha onde cada bispo abre seu coração aos demais irmãos partilhando suas alegrias, dores, desafios. É significativa a colegialidade e o desejo de um ajudar o outro nas suas necessidades.

Momentos orantes e celebrativos também arcaram o encontro em especial a concelebração na Catedral São Cristóvão em Primavera do Leste com a participação de presbíteros e da comunidade local.

Pastoral da Comunicação- Pascom

Diocese e Rondonópolis-Guiratinga