CURSO DE TEOLOGIA PARA LEIGOS EM CONTINUIDADE

Encerrou na última sexta-feira (14), mais uma turma da Escola de Teologia para leigos e leigos da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga. As aulas acontecem nas dependências do Centro de Pastoral, CEPA, em Rondonópolis, uma semana por mês, durante três anos. A sala do segundo ano teve como professor o bispo Dom Juventino. O bispo explica a fase que está o grupo: “Essa turma está estudando e aprofundando sobre a iniciação a vida cristã, ou seja, essa nova dimensão da igreja para formar os cristãos no conhecimento do sacramento da iniciação que é o batismo a crisma e a eucaristia.”.

O professor José Patriarca de Sousa destacou a importância dos cursos de Teologia para leigos. “A abordagem das disciplinas é no intuito de revitalizar a comunidade com base nas escrituras sagradas, estamos também reavaliando tudo que foi visto durante o curso nos três anos, para saber quais são as metodologias adequadas para aplicação dentro das comunidades a partir da conclusão do curso. Agora estamos preparando essas pessoas para irem para as missões”, destacou.

Em média 24 pessoas participaram da formação, constituídas por lideranças das comunidades, que se tornam multiplicadores do aprendizado do curso de teologia, nas pastorais, movimentos, serviços. Juvanez Martins da Rocha da Paróquia Bom Pastor, está animada para os trabalhos junto a sua comunidade. “Essa reavaliação nos dá ânimo, nos sentimos reabastecidos para trabalhar e chamar o povo pra missão, pois sabemos que o projeto de Jesus é esse evangelizar na simplicidade é isso que vamos realizar dentro das comunidades, indo à busca daqueles que estão precisando se alimentar de Jesus Cristo essa é nossa missão,” conclui.

A Escola de Teologia para leigos e leigos da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga foi criada em 1992. Ao longo destes 26 anos de existência formou centenas de lideranças de nossas comunidades e paroquias, cumprindo seu objetivo principal que é o de qualificar leigos e leigos para a missão pastoral, em diferentes setores e espaços desta diocese.

Pastoral da Comunicação – Pascom