ASSEMBLEIA DIOCESANA DE CATEQUESE

Nos dias 15 e 16 de setembro de 2018, em Fátima de São Lourenço realizou-se a assembleia anual da catequese de Iniciação à Vida Cristã na diocese de Rondonópolis-Guiratinga. Estiveram presentes os coordenadores diocesanos de catequese, os responsáveis pela catequese com adultos e batismo num total de 82 participantes. Teve início no dia 15 de setembro, às 14:00 horas com rito de acolhida, oração e organização dos trabalhos.

Momento significativo foi a apresentação das conquistas, desafios e buscas de cada paróquia com o tema: Aconteceu neste ano de 2018, muita formação sobre a Iniciação à Vida Cristã: Ciar dois aspectos novos na ação evangelizadora da catequese, da catequese com adulto e batismo, que aconteceu em sua paróquia e que merece destaque.

Percebe-se avanço na Iniciação à Vida Cristã, na celebração dos ritos, mais adultos buscando a Iniciação à Vida Cristã, a dimensão social da fé na catequese, a integração da catequese indígena, maior interação entre jovens, adolescentes e crianças com suas famílias, além de diversas inciativas que cada paróquia procurou desenvolver.

Dom Juventino aprofundou o tema: Jesus sua pedagogia e sua prática… Ser catequista hoje. Salientou quea caminhada da pastoral, dos movimentos, das lideranças necessita buscar a fonte inspiradora no método em Jesus. Seu jeito de falar, de tratar as pessoas, a clareza da sua missão, a opção pelos pequenos, a crítica ao sistema opressor, o testemunho, as palavras, o jeito simples de falar do Reino e da missão são base para a Inciciação à Vida Cristã. Jesus mais do que ensinar métodos, é método. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6), ou seja, eu sou o método que gera vida, que liberta, que faz deste mundo “um novo céu e uma nova terra” (Ap 21,1). Na mesma ocasião o bispo respondeu à questão: O que se espera da coordenação paroquial de catequse ou de um pastoral? Orietou: Ser a equipe que mais acredita na Iniciação à Vida Cristã.  Ser as/os motivadores dos catequistas e dos membros da coordenação para esse novo modelo de catequese. Dar significação à catequese, à missão do catequista, à missão de animador de uma pastoral. Ajudar catequistas e animadores de pastoral nos seus desafios e conflitos, ser presença incentivadora. A coodedenação parquial de catequse ou de uma pastoral deve fazer a diferenç: Comunhão com a diocese, conhecedores do Plano de Pastoral da Diocese, conhecer a paróquia, durante o período de coordenação dedicar-se à cordenação e não a outras atividades que tira tempo, exige muitas saídas. Cuidar, animar os catequistas e coordenadores. Dialogar com o pároco. Encontrar sentido e fonte de espiritualidade a partir do da coordenação”.

Ja na manhã de domingo, à luz do terxto bíblico de Zaqueu (Lc 19, 1-10) os participantes tiveram um tempo de espiritualidade, de silencio e de reflexão. Noutro momento foi organziado o calendário da catequese para o ano de 2019, das foranias e da diocese, bem como o Curso Teológico Catequético, a avaliação do Congresso Diocesano de Catequese e da asasembleia de Catequese. No final da manhã foi celebrada a Eucaristia com particpação alegre, orante e celebrativa dos particpiantes da Assembleia. Merece destaque a dedicação de Maria Aparecida, da Irmã Ida, na animação dos cantos, da coordenação diocesana com a coordenadoras diocesanas: Isaura, Marleide, Stela, Shirley, Ivanilse,  com toda a equipe que assumiu, coordenou e encaminhou a assembleia.

Pastoral da Comunicação – Pascom