UM OLHAR PASTORAL

Os 58 bispos da Amazônia, juntamente com 28 leigos/as, padres, religiosas e assessores, nos dias 20 a 23 de agosto de 2018 se reuniram em Manaus/AM para o 3º Encontro da Igreja Católica na Amazônia. A iniciativa foi da Rede Pan Amazônica (REPAM) e teve como tema “Amazônia, Novos Caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”.  Este tema teve como inspiração o Papa Francisco ao convocar um sínodo para a Amazônia.

O evento, sob a coordenação do cardeal Dom Claudio Hummes, presidente da Comissão e Irmã Irene com toda equipe da Comissão da Amazônia. Constou da programação um olhar sobre a região da grande Amazônia: Ver ecológico, eclesial, humano, cultural. Constatou-se que há na Amazônia uma imensa riqueza humana e ecológica, as que está sendo depredada com graves prejuízos para a pessoas ali residentes, para a ecologia local e planetária.

Num segundo dia a temática se voltou para a preparação do Sínodo sobre a Amazônia que acontecerá em outubro de 2018 e que vai exigir um esforço concentrado na preparação e realização.

Diversos encaminhamentos foram assumidos em relação à evangelização, ministérios, juventudes, povos indígenas, meio ambiente, educação.

Fazem parte da Amazônia os países: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela, Guianas, Suriname e Peru. No Brasil integram a Amazônia Legal os estados de Amazônas, Maranhão, Tocantins, Pará, Amapá, Roraima, Acre, Rondônia e Mato Grosso.

O encontro foi proveitoso e fez os bispos terem um olhar mais atento sobre a evangelização na Amazônia. Dom Juventino Kestering, representado a Diocese de Rondonópolis-Guiratinga se presente e contribuiu com informações importantes sobre a bacia do Araguaia, Garças e rio das Mortes.

Pastoral da Comunicação- Pascom