31ª ASSEMBLEIA REGIONAL DE PASTORAL

A 31ª Assembleia Regional de Pastoral realçou-se, no Centro Nova Evangelização – CENE, em Cuiabá-MT, nos dias 24 a 26 de agosto de 2018. Participaram oito Bispos diocesanos e três eméritos; os coordenadores de Pastoral das oito Dioceses, o vigário Geral de cada diocese, o representante dos Presbíteros, do Núcleo da CRB, do SEDAC, do Tribunal Eclesiástico, do Conselho de Leigos e três leigos/as de cada diocese num total de 96 inscritos.

Com a motivação “Estão em andamento os cursos para leigos em 5 setores do RO2, colocando em evidência o cuidado com a formação das nossas lideranças, uma das atenções especiais do Regional. O projeto “em cada comunidade uma nova vocação” também toma corpo em nossas comunidades. Outros cursos, encontros e eventos pastorais se fazem ver em todos os recantos do Mato Grosso. As Diretrizes do RO2 apontam neste ano de 2018, para a urgência “Igreja, comunidade de comunidades”.  Esta é a riqueza do nosso regional numa Igreja em saída missionária, como nos pede o Papa Francisco. A Assembleia Regional de Pastoral é momento de contemplar toda esta riqueza da nossa igreja, celebrar e, ao mesmo tempo, abrir horizontes para futuro”.

O tema norteador da 31ª Assembleia Regional de Pastoral foi “CRISTÃOS LEIGOS E LEIGAS NA IGREJA E NA SOCIEDADE” que teve como assessoria de Daniel Seidel, da CNBB Nacional, sobre a vida laical.

A assembleia teve inicio na noite do dia 24 de agosto com a celebração da eucaristia presidida pelo presidente do Regional dom José Nery Tondello, bispo de Juina. Ainda nesta noite aconteceu a organização da assembleia. Já na manha de sesta feira os participantes fizeram a oração do Ofício Divino e tiveram uma manhã de estudo sobre o ano do laicato.

Na parte da tarde cada diocese partilhou a sua experiência pastoral realizada em cada paróquia, apresentando as riquezas e os avanços na ação pastoral especialmente naquilo que pede o papa: uma Igreja de saída. Igreja missionária, Igreja que vai ao encontro. Ainda na tarte de houve um tempo de apresentação da Rede Pan Amazônica em especial o mapeamento das dioceses que mostra a realidade sócio, cultural, econômico e religioso de cada diocese. Na parte da noite foi realizada linda celebração mariana, com a oração do terço e a benção das Imagens de Nossa Senhora de Fátima e Sagrada Família. Na manhã de domingo a celebração da eucaristia foi presidida por dom Canísio Klaus, bispo de Sinop e vice-presidente do Regional Oeste2. Num primeiro momento dom Nery aprofundou a questão do Sínodo sobre a Amazônia, Pe. Wender trouxe a realidade do Sínodo sobre a Juventude e dom Juventino Kestering aprofundou a Cartilha sobre as eleições 2018.

Pe. Jair Fante, secretário Regional apresentou as prioridades para o ano de 20919 com ênfase na “Vida Plena”, na realização do Sínodo e o mês missionário a acontecer em outubro. A Assembleia é um espaço de partilha, de comunhão eclesial, de partilha de experiência e de incentivo comum para a caminhada da Igreja no Regional Oeste 2.

Pastoral da Comunicação – Pascom