SIMPÓSIO DA FAMÍLIA

A coordenação da Pastoral da Família, a coordenação dos Leigos e a coordenação diocesana de Pastoral promoveram no dia 15 de agosto um simpósio sobre as família. O evento aconteceu no espaço da catedral Santa Cruz em Rondonópolis e contou com a presença de mais de trezentos participantes. Entendeu-se como Simpósio da Família, uma reflexão, um debate para apontar perspectiva para a família hoje tendo como base a Exortação Apostólica Amoris Laetitia – A Alegria do Amor do Papa Francisco.  Participaram do Simpósio, Pe. José Éder, pároco da Catedral que fez a acolhida, Prof. Dr. José Adilson Francisco como mediador e o casal Marinho e Andreia enfocaram o aspecto da “Alegria do Amor” a partir do hino sobre o amor na carta de Paulo. Insistiram na dimensão e da pedagogia do amor para os casais e jovens. Num segundo momento o casal Ernesto e Rosânia abordou o aspectos do “Evangelho da família, alegria para o mundo”

Após perguntas e respostas, o bispo dom Juventino agradeceu a iniciativa e animou as famílias e a pastoral familiar para continuarem firmes na missão. Ressaltou as palavras finais do papa “Há um apelo constante que provém da comunhão plena da Trindade, da união estupenda entre Cristo e a sua Igreja, daquela comunidade tão bela que é a família de Nazaré e da fraternidade sem mácula que existe entre os Santos do céu. Mas contemplar a plenitude que ainda não alcançamos permite-nos também relativizar o percurso histórico que estamos a fazer como família, para deixar de pretender das relações interpessoais uma perfeição, uma pureza de intenções e uma coerência que só poderemos encontrar no Reino definitivo. Além disso, impede-nos de julgar com dureza aqueles que vivem em condições de grande fragilidade. Todos somos chamados a manter viva a tensão para algo mais além de nós mesmos e dos nossos limites, e cada família deve viver neste estímulo constante. Avancemos, famílias; continuemos a caminhar! Aquilo que se nos promete é sempre mais. Não percamos a esperança por causa dos nossos limites, mas também não renunciemos a procurar a plenitude de amor e comunhão que nos foi prometida”.

A semana da família, celebrada em toda diocese com várias programações se seu auge com as Caminhada da Família a acontecer neste domingo a partir das 16:30 horas, com concentração na Praça Bom Jesus da Vila Operária e caminhada até a Igreja Matriz São José Esposo onde às 18:00 horas será celebrada a missa de encerramento da semana da Família. Após o evento a Paróquia Santa Cruz ofereceu um lanche para todos participantes que permaneceram no ambiente com alegria e esperança.

Pastoral da Comunicação – Pascom
Diocese de Rondonópolis Guiratinga