MENSAGEM AOS RELIGIOSOS E RELIGIOSAS

No dia 19 de agosto, celebração litúrgica da Assunção de Nossa Senhora, a Diocese de Rondonópolis-Guiratinga lembra o dia dos religiosos e religiosas. Externo o agradecimento pelo testemunho de vida, pela dedicação e fidelidade na missão dos consagrados e consagradas. As religiosas, os religiosos, por vezes no anonimato, inseridos nos serviços em favor do povo simples, dos mais sofridos e abandonados. Enfrentam dificuldades, desafios, mas permanecem firmes na missão. O Papa Francisco, dirige suas palavras aos consagrados e consagradas ressaltando a importância da alegria. Alegria da religiosa por dias inteiros nos barcos, alegria de estar entre os povos indígenas, alegria de ajudar crianças, adolescentes, idosos, doentes. Alegria do testemunho na missão, na educação, na saúde. Alegria na defesa da justiça, alegria no sofrimento, nas ameaças.

Ensina o Papa: “Dentro das limitações humanas, nas preocupações do dia a dia, os consagrados e as consagradas vivem a fidelidade, dão razão da alegria que vivem, convertem-se em testemunho luminoso, anúncio eficaz, companhia e proximidade para com as mulheres e homens do nosso tempo que procuram a Igreja como casa paterna. Francisco de Assis, tomando o Evangelho como forma de vida, ‘fez crescer a fé, renovou a Igreja; e, ao mesmo tempo, renovou a sociedade, tornando-a mais fraterna, mas sempre com o Evangelho, com o testemunho. Pregai sempre o Evangelho e, se for necessário, pregai-o também com as palavras. Esta é a beleza da consagração: é a alegria, a alegria… A alegria de levar a todos a consolação de Deus”. “Não há santidade na tristeza. Não andeis tristes como os que não têm esperança” (1Ts 4, 13). “A alegria não é um adorno inútil, mas exigência e fundamento da vida humana. Nas preocupações de cada dia, todo o homem e mulher procura alcançar a alegria e permanecer nela com todo o seu ser” (Papa Francisco, encontro com os seminaristas, noviços e noviças).

A vida consagrada é chamada a encarnar a Boa-Nova, no seguimento de Cristo, o crucificado ressuscitado nas diversas realidades do mundo atual. Muito antes da chegada dos recursos do Estado, as Congregações Religiosas estavam presentes na educação, saúde, evangelização, promoção social, os antigos asilos, leprosários e tantas outras realidades sofridas que recebem amor, carinho, dignidade, graças à doação, ao anonimato, à missão de religiosas e religiosos.

Obrigado Irmãs pela presença de vida e de missão. Irmãs Catequistas Franciscanas em Jaciara, Juscimeira, Fátima de São Lourenço e fraternidades em Rondonópolis (Casa Provincial, Sagrado Coração de Jesus e Vila Operária). Irmãs Salesianas em Rondonópolis, Guiratinga e Alto Araguaia. Irmãs Ursulinas em Alto Garças. Irmãs Palotinas no Conjunto São José em Rondonópolis. Irmãs da Divina Vontade em Guiratinga. Consagradas Seculares Instituto Maria Mãe do Divino Amor em Guiratinga. Irmãs Salésias em Tesouro.

Obrigado Freis Franciscanos na Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Obrigado, Salesianos na Paroquial São João Batista. Obrigado Frades Menores Missionários em Itiquira.

Que o Sagrado coração de Jesus, patrono da diocese, as Santas e Santos fundadores e patronos das congregações derramem abundantes graças na promoção das vocações; fidelidade no compromisso e ânimo na missão.

Rondonópolis, 17 de agosto de 2018
Com abraço fraterno,