RITO DA BÊNÇÃO DA MESA DA EUCARISTIA

Na manhã do dia 12 de agosto, dia dos pais, na comunidade de São José, cidade de Itiquira, dom Juventino presidiu a missa, concelebrada pelo pároco Frei Ivan. Durante a celebração da eucaristia dom Juventino abençoou a o ambão-mesa da Palavra e o Altar-mesa da Eucaristia. O bispo aproveitou para oferecer uma catequese sobre as duas mesas ao longo da história do cristianismo em especial na Igreja primitiva. Ressaltou a importância da leitura da Palavra de Deus e da eucaristia. Também lembrou a importância da família reunida em redor da mesa como espaço de diálogo, de partilha e de convivência.

Convém recordar que esta comunidade estava desativada há muitos anos e que neste ano, graças ao empenho dos Frades Menores Missionários e do Povo de Deus, o espaço foi reativado, adequado e hoje é um lindo templo com missa dominical e com grande afluxo de cristãos.

Na liturgia a celebração eucarística desenvolve-se em uma mesa dupla: A MESA DA PALAVRA e a MESA DA EUCARISTIA.  A Igreja nasce da Eucaristia e nasce também da Palavra de Deus. Por meio da Palavra de Deus, transmitida de forma oral ou escrita, se conhece a vida de Jesus Cristo, a instituição da Eucaristia, o mandamento da caridade uma vez que o cristão se alimenta da Palavra, da Eucaristia e da Caridade. A igreja vive e alimenta-se dessas mesas.

Pastoral da comunicação – Pascom