LIDERANÇAS BORORO SE ENCONTRAM

Iniciou na manhã do dia 14 de agosto de 2018, no Centro de Pastoral da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga o encontro das lideranças religiosas das aldeias de Merure, Piebaga, Perigara, Córrego Grande, Tadarimana num total de 28 indígenas além da presença das missionárias e missionários Silvia Valentim, Irmã Valdina, Mestre Mário, Padre Lauri, que atende as aldeias de Córrego Grande, Perigara e Piebaga; Pe Arthur, que atende a aldeia de Tadarimana, Sebastião como representante do Cimi/MT e Dom Juventino Kestering.

As boas vindas e o inicio das atividades foi através de cantos e preces na língua bororo. Tem como objetivo escutar as lideranças religiosas sobre as três dimensões, Cultura Bororo, incluindo a missão da mulher na aldeia, o sentido da vida, da natureza. Neste item foi impressionante o relato dos anciãos que despertou interesse nos jovens indígenas presentes. Uma segunda temática a ser refletida diz respeito ao Sínodo Extraordinário sobre a Amazônia. Os povos indígenas são convidados a dar sua contribuição no questionário enviado a todas as diocese e paróquias. E num terceiro momento à luz da compreensão dos Bororo, pretende-se fazer um aprofundamento sobre a celebração dos sacramentos nas aldeias.

O projeto Aldeias é uma das atenções da Diocese através da presença das missionárias nas aldeias além dos recursos necessários para o desenvolvimento da evangelização nas aldeias indígenas e a promoção da vida dos indígenas.

Pastoral da Comunicação – Pascom