OS PAIS SÃO LEMBRADOS

Estamos no 19º domingo do tempo comum. Mês vocacional. A apalavra de Deus (Jo, 6,42-51 Jesus se apresenta como o “Pão vivo do céu”. Em verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna. Eu sou o pão da vida. 0S vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer nunca morrerá. Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.

Neste dia 12 de agosto celebra-se o dia dos pais. Celebração de contrastes. Muitos filhos experimentam a alegria de poder olhar no rosto de um pai, de sentir o aconchego, o diálogo e a sua presença dentro lar. Por outro lado há uma realidade dura na experiência humana de filhos que não conheceram o pai, ou sentiram a experiência de sua ausência, ou viram o pai deixar seu lar e ir em busca de aventuras. No processo de crescimento da criança, do adolescente ou jovem, com a ausência do pai no lar, abre-se uma ferida que por vezes não cura. É uma machucadura existencial que corrói por dentro e deixa triste por fora.

A pessoa humana desenvolve-se no equilíbrio entre a ternura da mãe e a presença do pai. Educar é um processo dos pais e não somente de uma mãe e ou de um pai. As recentes pesquisas mostram que a ausência do pai dentro do lar marca a personalidade dos filhos e é uma das causas das dependências químicas, da revolta, da violência e da perda do sentido da vida entre os jovens.

O dia dos pais é oportunidade para uma reflexão entre os jovens. A maioria deles vai amar uma esposa, constituir uma família, gerar filhos e assim viver os compromissos de pai. Os valores requeridos para um pai não se improvisam. Valores como diálogo, fidelidade, presença na família, oração, acompanhamento dos filhos na escola, na catequese, tirar tempo com os filhos… não se improvisam. O jovem de hoje será o pai de amanhã. Que tipo de pai você vai ser? Como está se preparando para viver a vida de família na sinceridade, diálogo, fidelidade?

Este dia marca o início da Semana da Família na diocese de Rondonópolis-Guiratinga com o tema: “A família é sal da terra e luz do mundo. O sal faz permanecer, preservar. É o que as nossas famílias necessitam. Essa frase também é o lema do ano dos leigos e leigas. Família é como santuário, como ninho, como sacrário, pois guarda algo de sagrado que é o amor, a vida.  Dai a importância  ser “sal e luz”. É através da família que passam as gerações e se cultivam os valores. No dia dos pais em todas as paróquias será feita a abertura da semana com menção especial á missão do pai na família e na educação dos filhos. Na quarta feira dia 15 de agosto, na Catedral Santa Cruz, a realização de um Simpósio com os seguintes temas: – Família e a convivência social – O relacionamento intrafamiliar e oração final em forma de celebração com a mensagem do Papa Francisco: “Comunicar a família”.

No decorrer da semana vão acontecer a celebração de missa especial durante a semana, em todas as paroquias conforme o dia mais propício com bênção das alianças, renovação dos compromissos matrimoniais. Cada paróquia pode ser criativa, dando uma lembrancinha, uma oração… promover uma confraternização. Um momento de lazer com as crianças…

A Caminhada da Família acontecerá no dia 19 de agosto interagindo Família e Dia dos Religiosos. Para este ano ficou definido que o ponto de encontro das famílias será a Praça Bom Jesus na Vila Operária, às 16:30 horas. Caminhada até a Igreja Matriz São José Esposo com a celebração da Missa com as famílias às 18:00 horas incluindo também o Jubileu da Paróquia.

O apóstolo São Paulo exorta: “Filhos obedeçam vossos pais, pois isto agrada o Senhor. Pais não irritem vossos filhos para que eles não fiquem desanimados” (Cl 3,10).

Rezemos com a Igreja: Deus eterno e todo-poderoso, a quem ousamos chamar de Pai, dai-nos cada vez mais um coração de filhos, para alcançarmos um dia a herança que prometestes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Que o Sagrado Coração de Jesus, patrono da Diocese abençoe e proteja nossa família. Saúde aos doentes, alegria aos tristes, esperança aos desanimados. Vamos irradiar alegria e fé e fazer coisas boas.

Dom Juventino Kestering
Bispo da diocese de Rondonópolis-Guiratinga