PRESBÍTERO: PROFETA E LUZ NO MEIO DO POVO!

“Deixou sua casa pra fazer uma estrada, e acampou na madrugada pra beber o sol, e numa tenda de silêncio e solidão, concebeu um projeto novo: deixou de ser dos seus, pra ser do povo”!

Esse é um pequeno trecho de uma música vocacional que inspira chamado e resposta, aponta horizontes, mostra novos caminhos para diferentes jovens que estão dispostos a assumir uma opção de vida “contrária” a sociedade, por causa de um projeto maior: o reino de deus, o povo de deus, a comunidade que almejam pastores!

Como filha dessa diocese, venho parabenizar e agradecer a presença de todos os presbíteros dos mais diferentes lugares (desta pátria e de outros países), os jovens e os mais vividos, talvez fragilizados por se doarem tanto a Evangelização, enfrentando transporte e estradas precárias, adaptando-se a sabores diversos…   NESSE CHÃO MISSIONÁRIO.

“A colheita é grande, mas poucos são os operários! Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie operários para a sua colheita” (Mt 9,37-38). Somos um povo peregrino. Nossa igreja particular tem diferentes rostos, indígenas, pantaneiros, migrantes, todos sedentos da palavra. Caminhamos sob luzes e trevas: desemprego, desencontro familiar, desencanto pela vida. Mas há uma busca pela escuta, sede de ter um ombro amigo que sossegar o coração aflito, pois a multimídia, não preenche o vazio existencial de muitos jovens.

Obrigada a você, que deixou sua família e que tanto se dedica para ser luz, esperança e alegria ao povo de deus! Obrigada a você, que se fez pão, que se tornar pão, no esvaziamento, na entrega, no “gastar” a vida por amor a missão!

Obrigada a você, que talvez já não tenha mais o vigor da juventude, que enfrenta a fragilidade da saúde, mas que mantém a vivacidade de horizontes, sonhos e continua jovem no meio do povo, acolhendo e inserido na comunidade. Bendito seja deus pelo teu sim e pela sua missão! Nosso abraço e nossa gratidão!

Irmã Ida Farias
Irmã Catequista Franciscana