QUARESMA: Conversão da exclusão e do Preconceito

200294756-001

 

Deus não agrada com nenhum tipo de exclusão, principalmente aquela que esta envolvida por preconceito e descriminação. Existem vários tipos de exclusão. Alguma velada e outras encaradas.

A pior morte que o ser humano possa ter não é nem tanta a física, que por sua vez é envolvida pelas fragilidades da vida, e sim a moral. A morte moral fere aquilo que o ser humano tem de mais precioso que é a sua dignidade.

Olhando para a pedagogia de Jesus, uma das coisas que Ele tenta trabalhar em sua missão é exatamente esta questão da exclusão, e perceberemos que o Filho de Deus vai procurar romper essa cruel modalidade que chamamos de exclusão.

“Toda e qualquer forma de exclusão é cruel e ofende profundamente a Deus”.  Não precisamos voltar nos tempos bíblicos para encontrar exclusões. Elas continuam a existir em nosso meio e provocam as mesmas agressões físicas e morais de antes.

Diante desta realidade de morte que ainda vivemos em nossos dias atuais, que é esta realidade da exclusão do descartado… podemos dizer que a pior doença de todos os tempos é mesmo o preconceito, que é fruto da ignorância. Esta excluir, destrói e ate mata as pessoas. É esse tipo de enfermidade que percebemos que Jesus combate na Sagrada Escritura e propõe a cada um de nós a cura ou conversão dos portadores de preconceitos.

Jesus em sua humanidade se revolta com uma sociedade ignorante e preconceituosa, que exclui, em vez de incluir, que mata em vez de defender a vida. Jesus veio e nos ensina a restaurar a vida. Não há remédio mais forte e eficaz do que o amor o carinho, ou seja, sentir que alguém se preocupa. Precisamos amar mais as pessoas, sobretudo aquelas pessoas que sofrem algum tipo de exclusão, pois somente assim recuperaremos a sua vida. Não há nada mais gratificante do que ter alguém que se aproxime de nós com amor, quando estamos sofrendo. É muito confortante para um doente, no leito de morte, ter alguém ao seu lado, segurando a sua mão e mostrando que essa pessoa não esta abandonada, não esta sozinha.

Quando há amor, qualquer tipo de exclusão desaparece.  Todos nós sabemos que não fácil lidar com uma sociedade preconceituosa e excludente. Por isso enfrentaremos muitos problemas e que por muitas vezes seremos também vítimas de preconceito.

Dentro da própria Igreja há muitos preconceitos! “Tem muitas pessoas preconceituosas dentro de nossas comunidades, pois pelo fato de se acharem santas e perfeitas, se veem no direito de julgar e condenar aquelas que não são como elas, ou que não pensam como elas pensam. Essas pessoas provocam grandes estragos dentro de nossas comunidades e atrapalham a missão daqueles que, como Jesus, querem o fim do preconceito, acolhendo e amando as pessoas como Ele nos ensinou a fazer.”

Precisamos ser imitadores de Cristo. Comecemos dentro de nossas comunidades e nas nossas famílias mudar nossa forma de pensar e de enxergar o outro e ai sim teremos uma sociedade mais humana e fraterna.

 

POR: PE. WENDER SOUZA DOS SANTOS – TESOURO MT
FILOSOFOWENDER@HOTMAIL.COM