São José Esposo

Criada no dia:06/10/1993, pelo Bispo Dom Osório WilibaldoStoffel

 

CONTATO

Av. Vereador Lourenço Neto, s/n – conjuntoSão José II – 78.715-840 – Rondonópolis MT
Tel: (66) 3426-1090/ fax 346.1117 – e-mail:psjesposo@hotmail.com  -  pascompsje@gmail.com
www.facebook.com/Psjepascom 

 Padroeiro: São José
Festa do padroeiro: 19/03.

 

Pároco: PADRE JOÃO PAULO NOLLI
-
Nomeado Pároco no dia: 31/01/2010
- Data de nascimento: 29/04/1981
- Ordenado no dia: 20/07/2007

 

Horário de missa na matriz:

Aos domingos: às 7h30 e às 18h

Na semana: às quartas feiras ás 15h e às sextas feiras às 7h

 

Número de comunidades: 19 

 Localidade Comunidade/ Padroeiro (a)
01-Jardim Anel Viário Beato Adolfo Kolping
02-Jardim Nova Era Nossa Senhora de Fátima
03-Jardim Eldorado Nossa Senhora do Rosário
04-Jardim Tropical Nossa Senhora do Carmo
05-Jardim Kênia Nossa Senhora das Graças
06-Conjunto São José III Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
07-Jardim Serra Dourada Santa Terezinha
08-Residencial Dom Osório Divino Pai Eterno
09-Vila Castelo Santa Isabel
10-Conjunto São José II São José Esposo
11-Jardim Tropical São Francisco
12-Jardim Tropical II São Martinho
13-Jardim do Sol São Mateus
14-Residencial João de Barro São João Batista
15-Jardim Liberdade São Bernardo
16-Jardim Carlos Bezerra São Lázaro
17-Conjunto Marechal Rondon São Judas Tadeu
18-Comunidade Jardim Nova Era I e II Sagrada Família
19- Zona Rural – Bananal São Benedito

 

 HISTÓRICO

Criada pelo Bispo Dom Osório, pelo decreto do dia 06 de outubro de 1993, passando a vigorar no dia 10 do mesmo mês e ano. Tendo em vista o bem espiritual, pastoral e social do Povo de Deus que se congrega nas comunidades do Conjunto São José I, II e III, e das comunidades dos bairros vizinhos, até agora atendidas pastoralmente pela Paróquia de São José Operário, decretamos e fazemos saber: Fica criada a Paróquia autônoma e “pleno jure” do Conjunto São José, desmembrada em toda a sua abrangência da Paróquia de São José Operário. O orago da Paróquia será a invocação de São José Esposo da BVM e Padroeiro da Igreja Universal com solenidade dia 19 de março, segundo calendário litúrgico da Igreja.

O território administrativo desta Paróquia será como segue: inicia seus limites no ponto onde a Rua José Barriga cruza com o córrego Canivete e segue a esquerda desta Rua até o final no Jd. Eldorado, de onde segue com o mesmo rumo e direção até a margem direita do córrego Lageadinho, subindo a margem deste córrego até suas ultimas cabeceiras.

- Retornando ao ponto inicial supra o limite sobe pela calha do córrego Canivete até este se identificar com a Av. Porto Alegre pela qual sobe até a Rua Goiânia, deixando a esquerda os loteamentos Jd Santa Marta e Monte Líbano, engloba na íntegra o loteamento Jd Liberdade e Conjunto Residencial Mal. Rondon, de onde sobe pela calha do córrego do Queixada até sua ultimas cabeceiras, segue por uma linha reta até atingir as ultimas cabeceiras do córrego Lageadinho.

Origem do povoamento: construção das Cohab São José I – II e II e Cohab Marechal Rondon. Origem do povoamento inicial da região foi com as madeireiras, garimpo, estradas, colonizadores etc. e também a distancia desta comunidade para o centro da cidade. As comunidades fora as do centro da cidade, são pessoas que não aguentaram mais o peso dos aluguéis, os da roça e do interior que vieram de mudança para que seus filhos pudessem frequentar uma escola. Esta comunidade é composta pelos nordestinos, sulistas, paulistas, mineiros e outros que se juntaram formando uma comunidade. A influência mais forte foi da política, a influência econômica e cultural.

Em 1980 Dom Osório Stoffel assina uma declaração dizendo que recebe o padre Franz Wilhelm Lax, vindo da Alemanha para o Brasil para fazer parte da Prelazia de Rondonópolis, o Bispo designa o Padre Franz para a Paróquia da Vila Operária, para ajudar nos trabalhos pastorais da Igreja da Vila Operária. No dia 22 de janeiro do ano de 1981, o Bispo Dom Osório assina um decreto provisório, nomeando o padre Franz Lax como Vigário Cooperador da Igreja da Vila Operária, sendo que a atual Paróquia São José Esposo fazia parte da de São José Operário . No ano de 1981 Pe. Franz atendeu toda aquela região até 1984, e a partir de abril deste ano de 1984 ele passa a atender somente as regiões do conjunto São José. Pe. Franz Wilhelm Lax foi o 1º Pároco da Paróquia São José Esposo.

Nos primeiros anos, a Paróquia não tinha ajuda de religiosas, o pároco trabalhou com agentes de pastorais, ministros, leigas e leigos. Agora a Paróquia cria comunidades através das Missões Populares em cada bairro, o padre conta com ajuda das Irmãs Catequistas Franciscanas.

Em 1995 foi criada a bioenergética, que funcionou em quatro comunidades e hoje só funciona na sede da Paróquia. As mulheres que trabalham com a bioenergética foram formadas em um curso oferecido pela Paróquia, elas se organizaram em nível diocesano.

Em 1998 chegaram três irmãs Palotinas que logo começaram a trabalhar com as missões populares em todas as comunidades da paróquia, nas escolas municipais, estaduais e particulares do município.

As comunidades organizam catequese para crianças e adultos, culto dominical, novena de Natal, via sacra nas famílias, celebrações dos padroeiros (as) com tríduo, novena e palestras, coroação de Nossa Senhora, semana santa (com ramos, lava-pés, via sacra nas ruas, vigília, fogueira e confraternização), oficio de Nossa Senhora, terço, missa da saúde com oração das pessoas a cada 4ª feira, adoração do Santíssimo na 1ª sexta-feira do mês. O Pároco celebra mensalmente em cada comunidade a Santa Missa e dá também os sacramentos do batismo, confissão, 1ª Eucaristia, matrimônio, e o bispo dá o crisma nas comunidades. Não temos relacionamento com indígenas, festejamos a semana do índio e do Zumbi com a missa (dia do Zumbi, missa afro-brasileira). Demos espaço na Paróquia para o MST, para reuniões, o curso deles.

Organizamos a Paróquia através das CEBs e queremos que as CEBs assumam o mais rápido possível o que no bairro precisa. Tentamos em cada CEBs criar o Conselho Comunitário e com os representantes fazemos as reuniões do Conselho paroquial. Várias pessoas já terminaram o estudo de Teologia para Leigos, oferecido pela Diocese. Rezamos em cada missa pelas vocações. Temos funcionando vários movimentos na Paróquia e comunidades como: RCC, Cursilho, Kolping, Vicentinos, Legião de Maria, Apostolado da Oração e Equipe de Nossa Senhora, 3ª Ordem OFM. Em 10 comunidades funciona a Pastoral da Criança, Infância Missionária tem 3 grupos em 2 comunidades, Pastoral Vocacional tem uma equipe paroquial e um grupo de meninas, que se encontram mensalmente com as irmãs.

Fonte: Plano Diocesano Pastoral